Conselhos para poupar água

21.07.2022

Imagem gráfica com um torneira e uma mão

Portugal encontra-se em situação de seca severa e extrema, que foi agravada pela onda de calor que assolou o País. A utilização responsável da água é fundamental nesta fase, evitando desperdícios e limitando o consumo ao estritamente necessário.

No Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento de Lisboa e Vale do Tejo, no qual o Município de Torres Vedras se insere, têm-se verificado consumos de água excessivos. Os atuais consumos representam um nível de exigência acrescida sobre as infraestruturas do sistema, o que poderá causar perturbações no normal abastecimento de água, caso ocorra uma situação anómala e se mantenham os atuais volumes diários.

A água é um bem essencial à vida e um recurso limitado. Com pequenos gestos é possível poupar milhares de litros de água, por isso, o papel de cada um é determinante. Estes são alguns gestos que promovem a redução de desperdícios e limitam o consumo apenas ao necessário:

• Evite lavar o carro - antes de lavar o carro avalie seriamente a necessidade de o fazer nesta altura. Se tiver mesmo de o fazer, opte por utilizar um balde, ao invés da mangueira.

• Evite lavar o quintal - caso necessite mesmo de lavar quintais ou logradouros, opte por um balde com água e uma vassoura. A lavagem com mangueira deve ser evitada, podendo mesmo em situações extremas ser proibida.

• Não encha tanques e piscinas - face à situação de seca severa e extrema que o País enfrenta, o consumo de água deve ser limitado ao essencial.

• Feche ligeiramente as torneiras de segurança - ao fechar ligeiramente as torneiras de segurança reduz o caudal de água à entrada.

• Feche a torneira enquanto escova os dentes - mantenha a torneira fechada ou utilize um copo com água para bochechar.

• Tome um duche rápido em vez de um banho - durante o duche, feche a torneira sempre que possível.

• Reaproveite a água - enquanto aquece a água do banho, armazene-a e aproveite para outros fins.

• Regue as plantas de manhã ou ao final do dia - opte por um sistema de rega gota a gota ou por plantas com baixas necessidades hídricas.

• Encha as máquinas de lavar - lave a roupa e a loiça quando as máquinas estiverem cheias.

• Evite fugas de água - certifique-se de que as torneiras estão bem fechadas. Esteja atento a potenciais fugas que podem passar despercebidas.

• Use o autoclismo de forma responsável - não deite toalhitas, cabelos, máscaras ou cotonetes para a sanita. Se possível, opte por um modelo de autoclismo de dupla descarga.

• Utilize dispositivos de poupança de água da torneira - ferramentas como os redutores de caudal permitem evitar o desperdício de água.
Publicado: 21.07.2022 - 18:17 horas