Conhecer para Preservar | Rede Natura 2000

13.03.2018

“Conhecer para Preservar | Rede Natura 2000” é um projeto comum dos municípios de Torres Vedras e da Lourinhã no domínio da Conservação da Natureza.

É composto por 16 ações e aposta numa intervenção integrada de informação e sensibilização junto da comunidade escolar e jovem de ambos os concelhos.

O território de intervenção sobre o qual incide este projeto corresponde à área classificada da Rede Natura 2000 dos concelhos de Torres Vedras e Lourinhã.

São mais especificamente objetivos do “Conhecer para Preservar | Rede Natura 2000”: sensibilizar a comunidade jovem e escolar para a conservação da natureza e da biodiversidade; aumentar o nível de participação ativa da comunidade jovem e escolar na proteção, restauração e utilização sustentável dos valores naturais classificados, atuando ao nível da mudança de atitudes e comportamentos individuais e coletivos; e transferir conhecimento e disseminar informação para uma melhor conservação, gestão e ordenamento da biodiversidade e dos ecossistemas presentes na Rede Natura 2000.

Este projeto consubstancia-se num conjunto de 16 ações: Livro de Campo do Ambiente Litoral; Livro “Grande Rota da Rede Natura 2000”; Guia das aves da foz do rio Sizandro; Exposição Itinerante Educativa e Embaixadores da Biodiversidade; Projeto escolar Ruivaco do Oeste; Aplicação móvel; Jogos lúdico-pedagógicos; Remoção de espécies não autóctones com carácter invasor; Plantação de flora dunar autóctone; Guião Pedagógico e Visitas de Estudo; Monitorização das aves da foz do rio Sizandro; Ciclo de conferências; Concurso interescolas; Projeto Educativo e Campanhas de Sensibilização e Ação; Livro “Lourinhã - A Apanha Artesanal de Recursos Marinhos Costeiros no concelho”; e Jogos didáticos - Valores Naturais do Litoral da Lourinhã.

De referir que as treze primeiras ações são da responsabilidade do Município de Torres Vedras e as três últimas do da Lourinhã.

NÙMEROS

Valor: €316.380,16 (cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia pelo Fundo de Coesão em 85%)

Prazo: 1.º semestre de 2018