Conferência organizada pelo Município assinalou o Dia Mundial dos Oceanos

13.06.2018

No Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho) o Centro de Educação Ambiental acolheu a conferência “Saber para Mudar | Dia Mundial dos Oceanos”.

Esta sessão, que contou com a presença de mais de 70 alunos do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária Madeira Torres e integrou-se na programação da Quinzena do Ambiente dinamizada pela Câmara Municipal, procurou consciencializar os presentes para a importância e necessidade de conservação dos recursos marinhos.

Nesta conferência foi ainda abordada a problemática da poluição dos oceanos com a apresentação dos dados relativos à monitorização do lixo marinho na praia das Amoeiras.

De referir que a Organização das Nações Unidas (ONU) dedicou o Dia Mundial do Ambiente à luta contra a poluição pelo plástico, lembrando que 80% da poluição dos oceanos provem das atividades humanas realizadas em terra. Na sua página oficial lembra também que oito milhões de toneladas de plástico acabam nos oceanos em cada ano, prejudicando a vida selvagem dos mesmos, mas também a pesca e o turismo. A poluição por plásticos custa a vida a um milhão de aves marinhas e a 100 mil mamíferos por ano.

Última atualização: 14.06.2018 - 10:53 horas