Condições de segurança no atravessamento de passadeiras da Cidade foram melhoradas

20.12.2023

Imagem de intervenção realizada na Rua Princesa Maria Benedita

Uma empreitada de “Requalificação de Passadeiras de peões na cidade de Torres Vedras” foi recentemente executada.

Esta intervenção, que foi promovida pela Câmara Municipal e representou um investimento de 97.888,38 €, visou a melhoria da segurança, acessibilidade e mobilidade junto a passadeiras, dando continuidade ao trabalho de cumprir a premissa de assegurar a inclusão de todos os peões utilizadores da Cidade.

Ao todo, foram intervencionados oito espaços, tendo a escolha dos mesmos se baseado em dois fatores: proximidade de escolas localizadas em arruamentos sensíveis a nível de segurança pedonal; e existência de passadeiras com elevado fluxo de peões, inseridas em arruamentos com elevada circulação viária.

Das ações realizadas no âmbito da empreitada, destaque-se o alargamento dos passeios junto a zonas de atravessamento pedonal, a remoção de obstáculos à circulação pedonal, a colocação de pavimento tátil para invisuais também em zonas pedonais, o rebaixamento de lancis de acesso a passadeiras, a aplicação em zonas viárias de pavimento (de cor vermelha) com efeito antiderrapante e com alta resistência a travagens, torções e fricção, a colocação de marcadores luminosos numa passadeira e a instalação de sinalização vertical.

De referir, relacionado com a obra realizada, que, para além de um imperativo de cidadania, a acessibilidade plena é também uma oportunidade para inovar e promover a qualidade de vida. Os espaços públicos devem ser concebidos de forma responsável, com um desenho de compromisso que responda à satisfação da totalidade das necessidades dos utilizadores.

Última atualização: 27.12.2023 - 11:58 horas