Concurso municipal premiou alunos que se distinguiram na área da leitura

15.03.2024

Imagem de grupo da sessão da Fase Municipal da 1.ª edição do Concurso Municipal de Leitura

A sessão relativa à Fase Municipal da 1.ª edição do Concurso Municipal de Leitura realizou-se no passado dia 12 de março, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho.

39 alunos do 1.º ciclo do ensino básico ao ensino secundário (do Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, do Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias, do Agrupamento de Escolas Madeira Torres, do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, do Externato de Penafirme, da Escola Internacional de Torres Vedras e da Escola João de Deus) participaram nessa sessão, depois de terem sido previamente selecionados no âmbito de uma Fase Escolar.

No decorrer da sessão da Fase Municipal da 1.ª edição do Concurso Municipal de Leitura os alunos participantes foram submetidos a provas orais, nas quais leram excertos de livros relacionados com a temática da Liberdade e responderam a questões colocadas por um júri constituído por Helena Brígida (coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares), Benedita Freitas (professora aposentada que exerceu funções na Escola Secundária Henriques Nogueira) e Goretti Cascalheira (bibliotecária responsável da Biblioteca Municipal).

De referir que a sessão da Fase Municipal da 1.ª edição do Concurso Municipal de Leitura, a qual foi apresentada por duas alunas que tinham anteriormente participado na fase concelhia de Torres Vedras do Concurso Nacional de Leitura (Inês Braga, que frequenta o 12 ª ano de escolaridade na Escola Secundária Madeira Torres, e Luana Custódio, que frequenta o 8.º ano de escolaridade na Escola Básica 2,3 do Maxial), foi abrilhantada por momentos culturais que estiveram a cargo da animadora cultural na Biblioteca Municipal, Sara Rodrigues (que efetuou a leitura do conto Bibliotecas de Valter Hugo Mãe), e da atriz Rita Silvestre (que efetuou a leitura do poema Romance Ingénuo de duas Linhas Paralelas de José Fanha e do texto Revolução e mulheres de Maria Velho da Costa).

Refira-se também que aos alunos participantes na sessão da Fase Municipal da 1.ª edição do Concurso Municipal de Leitura e aos professores acompanhantes foi proporcionada uma visita-guiada à Biblioteca Municipal.

E os vencedores da 1.ª edição do Concurso Municipal de Leitura são:

1.º ciclo do ensino básico

• Jónatas David Inácio e Santos – Escola Básica de Monte Redondo (Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira)
  • Madalena Santos Pedro Gonçalves do Couto – Escola Básica da Conquinha (Agrupamento de Escolas Madeira Torres)
  • Margarida Maria Duarte Henriques Mendes – Jardim-Escola João de Deus

2.º ciclo do ensino básico

• Francisco Santos Silva – Escola Básica Padre Vítor Melícias (Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias)
  • Manuel Teles Casaca  – Escola Básica de São Gonçalo (Agrupamento de Escolas S. Gonçalo)
  • Pablo Merino Quintana – Escola Internacional de Torres Vedras

3.º  ciclo do ensino básico

• David Oliveira Luz – Escola Internacional de Torres Vedras
  • Isis Duarte Rodrigues – Escola Básica Gaspar Campello (Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias)
  • Maria Leal Rosmaninho Loureiro Vaz – Escola Básica Padre Francisco Soares (Agrupamento de Escolas Madeira Torres)

Ensino Secundário

• Carolina Simões Requicha – Escola Secundária Henriques Nogueira (Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira)
  • Joana Alves Silva – Externato de Penafirme
  • Leonor Brigas Martins – Escola Secundária Henriques Nogueira (Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira)

A estes alunos foi oferecido um voucher para a compra de livros no valor de 25€. A todos os alunos participantes na Fase Municipal da 1.ª edição do Concurso Municipal de Leitura foi oferecido um exemplar do livro Jean, John e João, de André Letria (editado pela Rota Histórica de Torres Vedras), um livre-trânsito para participarem em atividades no Teatro-Cine durante o mês de abril e brindes da Câmara Municipal e dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento.

A 1.ª edição do Concurso Municipal de Leitura foi organizada pela Câmara Municipal em parceria com os agrupamentos de escolas do Concelho e a Rede de Bibliotecas Escolares de Torres Vedras.

De mencionar ainda que em representação da Câmara Municipal na sessão da Fase Municipal da 1.ª edição do Concurso Municipal de Leitura esteve a vereadora Ana Umbelino, que no início dessa sessão aproveitou para frisar que a mesma, mais do que uma competição, constituía-se como um momento de celebração do livro e da liberdade, num ano em que se comemora os 90 anos da Biblioteca Municipal e os 50 anos da “Revolução dos Cravos”. Também segundo palavras proferidas pela vereadora da Cultura da Câmara Municipal, a leitura é uma prática promotora da cidadania, a qual faz todo o sentido numa sociedade multicultural, que deve ser pautada pela tolerância.

Última atualização: 20.03.2024 - 10:48 horas