Concurso escolar assinalou a Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável

03.09.2012

A Câmara Municipal associou-se mais uma vez à Comissão Nacional da UNESCO, à Tapada Nacional de Mafra e ao Município de Cascais dinamizando um concurso escolar que incidiu na temática ambiental e enquadrou-se na Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

"Como melhorar a qualidade ambiental da minha escola?" foi o tema da iniciativa, que se relacionou também com a Década da Biodiversidade e destinou-se aos estabelecimentos de ensino com 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico dos concelhos de Torres Vedras e de Cascais. No âmbito da atividade foram elaborados, no concelho, 12 trabalhos que envolveram cerca de 100 alunos da Escola Básica do 1.º Ciclo de S. Domingos de Carmões e da Escola Básica 2,3 de Freiria.

O vídeo Uma missão possível (na categoria relativa ao 1.º ciclo do ensino básico), o vídeo Constrói e utiliza ecopontos (relativo ao 2.º ciclo do ensino básico) e a maquete Inovar é o que está a dar (relativo ao 3.º ciclo do ensino básico) foram os trabalhos vencedores da vertente do concurso concernente ao concelho.

Como prémio, a Câmara Municipal ofereceu bicicletas aos alunos que elaboraram estes trabalhos, tal como acontecera nas edições anteriores da referida vertente do concurso, bem como material/equipamento para melhoria da qualidade ambiental das respetivas escolas.

Os alunos que elaboraram os trabalhos vencedores do concurso encontraram-se, tal como sucedeu nas suas edições anteriores, na Tapada Nacional de Mafra, para a apresentação dos mesmos, tendo-lhes sido proporcionado uma visita de comboio a este espaço, bem como uma demonstração de falcoaria.

"Adote um rio ou uma ribeira" é o tema da referida iniciativa no ano letivo que agora se inicia, a qual se destina a alunos do 1.º ciclo do ensino básico ao ensino secundário.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Última atualização: 13.05.2020 - 18:03 horas