Concelho acolheu a V Semana da Visão

06.11.2017

A Câmara Municipal dedicou pelo quinto ano uma semana à Visão, comemorando também, em simultâneo, o quarto aniversário da abertura do Gabinete de Apoio à Deficiência Visual.

Recorde-se que esta iniciativa organizada pela Câmara Municipal, Pax Óptica e Agrupamento de Escolas Padre Vítor Melícias (enquanto agrupamento de referência para a Deficiência Visual)  tem também como objetivo sensibilizar a comunidade para a deficiência visual mediante a realização de várias atividades.

Das atividades da edição deste ano da Semana da Visão, destacam-se: as oficinas integradas no evento Arte ao Centro, intituladas “O Papel e Cor … a Argila e o Sentido”, realizadas no Espaço Cultural Porta 5, orientadas por Denize Quinsler, em que participaram utentes daquele gabinete; a oficina de braille, realizada pelo professor de educação especial do referido agrupamento de escolas, Fernando Martins, também no Porta 5; a Conversa “A Deficiência Visual na 1.ª Pessoa”, também levada a cabo por este professor e por utentes do Gabinete de Apoio à Deficiência Visual, na Escola Padre Vítor Melícias; os rastreios visuais realizados na Casa do Povo de Runa e na Associação Monte Horebe - Lar Bom Samaritano, que foram acompanhados da palestra “Cuidar da Visão – capacitação e qualidade de vida”; e um Encontro do Desporto Escolar de Goalball, também realizado naquela escola.

Estas atividades contaram com mais de 200 participantes, entre utentes, familiares e comunidade.

Esta V Semana da Visão, que decorreu entre os dias 23 e 27 de outubro, terminou com um encontro/convívio, nas "tasquinhas" do Pavilhão Multiusos.

Última atualização: 15.02.2019 - 18:59 horas