Concelho acolheu a IV Semana da Visão

07.11.2016

No âmbito das comemorações do 3.º aniversário da abertura do Gabinete de Apoio à Deficiência Visual (GADV), a Câmara Municipal realizou a IV Semana da Visão, a qual teve como objetivo sensibilizar a população para a temática da deficiência visual, mediante a realização de várias atividades junto da comunidade.

Essa semana decorreu entre os dias 24 e 28 de outubro, mas algumas das atividades previstas foram proteladas para datas posteriores.

Uma das atividades da Semana da Visão deste ano foi as conversas “Revelando a (D)Eficiência”, as quais tiveram lugar em escolas do 1.º ciclo do ensino básico, abrangendo 64 crianças. Estas sessões foram realizadas em contexto escolar com a presença de utentes do Gabinete de Apoio à Deficiência Visual, que partilharam as suas histórias de vida e dinamizaram várias atividades com as crianças, que de olhos vendados puderam experienciar jogos sociais adaptados, deslocar-se com a bengala branca e aceder ao computador através do leitor de voz. Estas sessões vão manter-se ao longo do ano letivo, com mais “conversas” em escolas do 1.º ciclo do ensino básico.

Outra das atividades desta IV Semana da Visão foi as ações de (in)formação “Cuidar da Visão – capacitação e qualidade de vida”,  as quais foram realizadas em 4 instituições particulares de solidariedade social, envolvendo 99 seniores. Nestas sessões foi abordada a temática do glaucoma e efetuados rastreios da pressão intra-ocular.

O momento alto desta Semana da Visão foi o Encontro de Desporto Escolar de Goalball realizado no pavilhão da Escola Padre Vítor Melícias. Decorreu com a participação entusiasmada de 25 alunos praticantes, organizados em 8 equipas de 3 escolas: EB Padre Vítor Melícias, EB do Cadaval e ES Henriques Nogueira.

Esta Semana da Visão incluiu também um dia em que o Gabinete de Apoio à Deficiência Visual esteve aberto a visitas da comunidade, nas quais foram dadas a conhecer as atividades aí desenvolvidas e os equipamentos técnicos de apoio à população com deficiência visual existentes nesse espaço.

De referir que nos seus três anos de atividade, o Gabinete de Apoio à Deficiência Visual desenvolveu inúmeras ações, nomeadamente sessões de orientação e mobilidade, workshops de vida diária, encontros temáticos e de reflexão, formação em tecnologias de informação e comunicação, visitas sociais e culturais, atividades de exercício físico, para além do atendimento, acompanhamento e encaminhamento de utentes. Atualmente acompanha 30 utentes e mantém como parceiros formais a ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal e a Pax Óptica.

O trabalho desenvolvido com estes cidadãos tem contribuído para uma maior autonomia e integração dos mesmos, bem como para a promoção das suas competências e sensibilização da comunidade, em particular da comunidade escolar, com resultados notáveis na melhoria da sua qualidade de vida e das suas famílias.

Última atualização: 29.10.2019 - 13:24 horas