Comitiva torriense visitou cidade considerada uma referência em Acessibilidade

06.02.2014

Nos passados dias 30 e 31 de janeiro, o presidente da Câmara Municipal, Carlos Miguel, acompanhado por uma comitiva de Torres Vedras, deslocou-se a Pontevedra para conhecer melhores práticas internacionais em matéria da "Acessibilidade para Todos", no âmbito do Programa Municipal de Promoção da Acessibilidade.

A comitiva do Município foi conhecer uma cidade que, desde 1999, tem vindo a implementar um processo de requalificação urbana que permitiu criar uma rede de zonas pedonais, cobrindo grande parte das ruas do seu centro histórico, antes invadidas por automóveis e outros obstáculos que cerceavam a liberdade de movimentos dos peões.

Contando com um investimento de cerca de 26 milhões de euros, esse projeto permitiu criar ruas de circulação partilhada entre o automóvel e o peão, para lá dos referidos percursos pedonais, bem como a introdução de pavimento tátil na via pública e a execução de ações de acalmia de tráfego, condicionando por toda a cidade a circulação automóvel, agora toda uma "zona 30". Estas ações concertadas daquela cidade galega estenderam-se também à eliminação de barreiras arquitetónicas no espaço público e à criação de um serviço de táxi acessível.

Estas iniciativas fizeram de Pontevedra não apenas um caso de estudo, como também uma cidade premiada pelo seu esforço contínuo na temática da acessibilidade universal, tendo já sido distinguida, nomeadamente, com o Prémio "Cidade de Pedra" pela sua reforma urbana, a sua acessibilidade e o seu desenho em granito, o Prémio Cermido Comité Espanhol de Representantes das Pessoas com Deficiência, em 2007, e vários outros prémios na área da segurança rodoviária.

A comitiva contou, para lá do presidente a Câmara Municipal, com vários elementos da vereação e da Assembleia Municipal, uma alargada equipa de técnicos do Município, membros de outras organizações torrienses e também da Polícia de Segurança Pública. Essa comitiva torriense foi recebida por diversas entidades e instituições locais, que proporcionaram uma visita exaustiva e abrangente a Pontevedra, cidade que é também ponto de passagem dos Caminhos de Santiago. O seu alcaide, Miguel Anxo Lores, guiou a comitiva portuguesa, mostrando as evidências da importância socioeconómica da criação de medidas que garantam a eliminação progressiva de barreiras arquitetónicas, a importância social e psicológica destas para cidadãos com mobilidade reduzida, bem como o modelo dos Caminhos Escolares, visto como um desígnio cívico.

O projeto de Pontevedra servirá de referência de excelência nas temáticas do espaço público, do edificado, dos transportes, da comunicação, do design e da infoacessibilidade para Torres Vedras, na sua atuação enquadrada no âmbito de uma candidatura ao programa RAMPA - Regime de Apoio aos Municípios para a Acessibilidade, apoiado pelo Programa Operacional Potencial Humano.

Última atualização: 14.02.2014 - 11:38 horas