"Clube Sénior" festejou primeira década de atividade

30.06.2016

O Clube Sénior completou a sua primeira década de existência.

O aniversário deste projeto municipal foi festejado ontem, dia 29 de junho, no Solar da Silveira, com um almoço-convívio.

Na ocasião o presidente da câmara municipal, Carlos Bernardes, referiu no seu discurso a importância de levar a cabo no concelho políticas agregadoras que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população. Presentes na festa estiveram também a vereadora da área de Desenvolvimento Social da câmara municipal, Ana Umbelino, e vários presidentes de junta do concelho.

Recorde-se que o Clube Sénior é um projeto de animação sociocultural que consiste na dinamização de espaços de educação não formal para munícipes com idades a partir dos 55 anos. Atualmente está a funcionar em 15 núcleos, envolvendo cerca de 260 membros, em A dos Cunhados, Sobreiro Curvo, Almagra, Dois Portos, Maceira, Matacães, Monte Redondo, Outeiro da Cabeça, Ramalhal, S. Domingos de Carmões, Assenta, Escravilheira, Boavista-Olheiros, Santa Cruz e Turcifal.

Das atividades realizadas recentemente no âmbito do projeto saliente-se a iniciativa “à conversa com…”, por meio da qual um painel de convidados deslocaram-se aos núcleos do Clube Sénior para abordar diversas temáticas, nomeadamente nas áreas da saúde, desenvolvimento local, consumo responsável, património, Europa e festas locais; as ações do respetivo serviço educativo que levaram a turmas do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico contos sobre “Reis, rainhas, histórias e memórias”; as parcerias com a Galeria Municipal e a Fábrica das Histórias, por meio das quais se realizaram atividades de impressão em cerâmica e recolhas de memórias; e visitas de caráter cultural e ambiental.

Atividades formativas, informativas, artísticas, sociais, de difusão cultural e de desenvolvimento cognitivo são os eixos da atividade do Clube Sénior.

Criado em 2007, este projeto pretendeu numa primeira fase abranger freguesias que não tinham uma resposta para a ocupação dos tempos livres dos idosos. Numa segunda fase o projeto avançou para freguesias onde já existiam instituições de apoio a idosos, mas proporcionando atividades para públicos diferentes das mesmas.

Os interessados em integrar o Clube Sénior devem contactar a sua junta de freguesia (se for abrangida pelo projeto) ou a Área Sénior da câmara municipal pelo n.º de telefone: 261 320 773.

Última atualização: 30.10.2019 - 17:10 horas