Torres Vedras

"Clube Sénior" celebrou 12 anos de vida

22.06.2018

Na festa de aniversário do projeto municipal "Clube Sénior" deste ano, membros do mesmo…voaram.

Foram 93 os “graúdos” aventureiros a realizarem o seu batismo de voo no aeródromo de Santa Cruz, localidade este ano escolhida para essa festa.

Na iniciativa, que se realizou ontem, dia 21 de junho, com a participação de 209 seniores, foi ainda proporcionada uma oficina dinamizada pela Fábrica das Histórias alusiva à experiência de voo, bem como visitas guiadas à Azenha de Santa Cruz e à capela de Santa Helena, para além de um périplo pelo Passeio dos Poetas.

O almoço realizou-se no aeródromo de Santa Cruz, tendo no mesmo estado presente o presidente da Câmara Municipal, a vereadora da Área do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal, Ana Umbelino, e vários presidentes de junta de freguesia. Carlos Bernardes referiu na ocasião a importância dos seniores do concelho terem uma vida ativa, o que acontece por meio de iniciativas municipais como o "Clube Sénior", mas também com outras como o projeto de desporto sénior e os passeios de verão para seniores que vão entretanto ter início. O presidente da Câmara Municipal afirmou ainda que a aquisição de experiências ao longo da vida é um processo contínuo, tendo sido disso exemplo o batismo de voo que os seniores tinham tido nessa manhã.

Recorde-se que o Clube Sénior é um projeto de animação sociocultural criado em 2006 que consiste na dinamização de espaços de educação não formal para munícipes com idades a partir dos 55 anos. Atualmente está a funcionar em 15 núcleos, envolvendo cerca de 240 membros, em A dos Cunhados, Sobreiro Curvo, Carvoeira, Dois Portos, Maceira, Matacães, Monte Redondo, Outeiro da Cabeça, Ramalhal, S. Domingos de Carmões, Assenta, Azenha Velha, Boavista-Olheiros, Santa Cruz e Turcifal.

Das atividades realizadas em 2017/2018 no âmbito deste projeto refira-se as do serviço educativo do mesmo que consistiram na dinamização de ações intergeracionais levadas a cabo por seniores nas escolas do concelho. Este serviço educativo constitui-se como um espaço para a divulgação da memória coletiva dos seniores, tendo nesse âmbito se partilhado histórias e vivências em torno de temas como: a Vindima; a Evolução dos meios de comunicação – O Telefone; Os Pregões; A Escola antigamente; e o processo da lã.

De referir também as parcerias realizadas pelo "Clube Sénior". Uma delas foi com a Fábrica das Histórias, mais concretamente no âmbito do projeto “No Coração da minha infância”, o qual pretende recolher histórias de vida, da cultura infantil e do papel social dos seniores no tempo da sua infância. Esta recolha materializa-se na produção de um livro que não é mais que uma coletânea das memórias dos seniores participantes. Em 2017/2018 foram protagonistas deste projeto os seniores da Assenta. Já com o Museu Leonel Trindade foi dinamizado o projeto “Os seniores em contacto com a Judiaria”, o qual consistiu num conjunto de atividades, mais concretamente uma visita ao Centro de Interpretação da Comunidade Judaica de Torres Vedras, uma visita à Sinagoga de Lisboa e a confeção de iguarias de origem judaica no restaurante Quinta Ementa. Nestas atividades participaram os núcleos de A dos Cunhados e Monte Redondo. Com a Galeria Municipal, tendo como tema central a “Felicidade”, foi realizada uma oficina de desenho a gravite, orientada pelo artista plástico João Francisco. Com o Centro de Educação Ambiental foram realizadas visitas guiadas ao Parque Eólico da Serra da Capucha.

Foi também dinamizada de novo junto do "Clube Sénior" a iniciativa “À Conversa com …”, em que oradores de áreas distintas visitam os núcleos do mesmo, proporcionando sessões informativas sobre vários temas. Em 2017/2018 Patrícia Sobreiro (responsável do serviço educativo da Galeria Municipal) abordou “Arte Publica” e Jorge Damas e João Martins apresentaram o livro “Parábolas de fazer crescer”.

Ao longo de 2017/2018 no âmbito do "Clube Sénior" foram ainda dinamizadas atividades de artes plásticas diversas (atividades de expressão plástica, pintura em telha, falsa prata boliviana, mergulho no vitral, transferência de foto, cestos de coelho costurados, arte francesa, entre outras), atividades de difusão (visitas guiadas a empresas locais e uma visita ao museu da EDP)  e atividades formativas e informativas (sessões de esclarecimento sobre a temática “Prevenir as dores nas costas” na Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras).