Chegam ao fim as comemorações do Centenário do Carnaval de Torres Vedras

27.02.2024

rv

Com a edição do Carnaval de Torres Vedras de 2024, terminaram as comemorações do seu Centenário, iniciadas em 2023.

Ao longo de 12 meses, muitas foram as atividades que celebraram o Carnaval de Torres Vedras, lembrando a sua história e reafirmando a sua identidade cultural, cumprindo com os objetivos propostos. Estes passavam por contribuir para a expressão da criatividade em manifestações culturais, mobilizar os torrienses para a participação nesta comemoração e promover as componentes educativa e pedagógica das atividades.

No âmbito da participação popular, concorreram várias atividades a integrar a programação das comemorações, tendo as selecionadas sido realizadas com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras. Destas fizeram parte, por exemplo, Bonecos de Cambelas: expressão da criatividade popular, pela Associação Estufa - Plataforma Cultural; Dos pés à cabeça, da proponente Maria Catarina Porfírio Pinheiro; Por detrás da Folia, atividade proposta por Rui Jorge Aleixo Flora e o Baú da Matrafona, da proponente Sara Raquel Rato Da Cruz. Ainda no âmbito da participação popular, e na área musical, a Banda da Juventude Musical Ponterrolense apresentou o concerto Viagem por um século de Carnaval e os Ó.Diacho! propuseram a fusão entre os instrumentos tradicionais portugueses e os ritmos do Carnaval brasileiro em 4 apresentações do espetáculo A noite ainda é uma criança.

O espetáculo proposto por Madalena Bastos, Folia Ambulante, fez 13 sessões performativas nas freguesias do Concelho, para o público escolar e seniores. O projeto No Carnaval ninguém leva a mal, proposto e dinamizado por Carla Santos, também realizou várias sessões em diversas escolas, jardins de infância e no Centro de Artes e Criatividade, dando a conhecer, a mais de 700 crianças e dezenas de famílias, as tradições e os símbolos do Carnaval de Torres Vedras. Por sua vez, com a proposta Carnaval Online, a Radioeste fez a divulgação das várias iniciativas do Centenário e das celebrações do Carnaval a decorrer, realizando também atividades como o programa Master Folião, que contou com a participação de 8 associações carnavalescas.

Do “Ciclo Décadas” fizeram parte vários acontecimentos multidisciplinares que revisitaram as várias décadas do Centenário, lembrando momentos e lugares icónicos do Carnaval de Torres Vedras e as suas figuras mais emblemáticas.

Destas iniciativas fez parte a peça Somos todos reis, que fizeram referência aos anos 1920; a performance Carne e Vale, referente à década de 1930; a 1.ª Mostra Internacional de Formas Animadas, referente à década de 1940; a emissão de rádio com Os Novos Parodiantes pela Radioeste, lembrando os anos 1950/60; um baile de Carnaval à antiga e exposições de fotografias e por toda a cidade a lembrar os anos 1970/1980; o lançamento da publicação “A Máscara”, referente aos anos 90; o concerto Décadas: Século XXI - Lá vamos nós outra vez, com a Banda de Música da Força Aérea e a performance Fita Cola, no corso trapalhão do Carnaval de Torres Vedras 2024, a fazer referência ao futuro.

Também foram realizadas outras iniciativas, tais como a Rota dos Petiscos - Especial 100 anos do Carnaval de Torres Vedras; o Peddy Centipaper, um peddy paper organizado pelas várias associações carnavalescas; a emissão de selos comemorativos pelos CTT; a exposição Reino da Paródia e a experiência imersiva Carnaval em Realidade Virtual, ambas no Centro de Artes e Criatividade.

Na esfera musical, a Banda de Música da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Torres Vedras fez arranjos sobre temas antigos de Carnaval, gravados em estúdio, encontrando-se disponíveis nos audioguias da exposição ‘Reino da Paródia’. São 100 anos de Carnaval é a música que celebrou o Centenário, pela voz de NBC e Susana Félix.

Foram também realizadas várias atividades para o público mais jovem, tal como A história da música, contada às crianças; Mural de silhuetas matrafónicas; e 3 dias de folia, além das atividades desenvolvidas pelos vários serviços educativos municipais e que se relacionaram com o tema do Carnaval de Torres Vedras.

Durante as comemorações do Centenário, foi também publicado o Jornal Décadas, cujas edições deram conta da história do Carnaval de Torres Vedras desde o início do século XX até ao presente, com artigos históricos e curiosidades referentes a cada época, bem como notícias da atualidade das comemorações.

A Série Documental “Histórias e Memórias do Carnaval de Torres Vedras”, por sua vez, fez o registo em vídeo de várias entrevistas aos principais protagonistas do Carnaval de Torres Vedras, dando a conhecer melhor os Reis do Carnaval; as associações carnavalescas; os porta-cabeçudos, zés pereiras e grupos de percussão; construtores dos carros alegóricos; dirigentes de coletividades; matrafonas; grupos de mascarados; a Associação de Reformados de Torres Vedras, que faz os cocotes e figuras icónicas como o bobo e o primeiro-ministro e o historiador Venerando de Matos.

No âmbito das comemorações, foram editados também 2 obras referentes ao Carnaval de Torres Vedras: o livro Aconteceu assim… Carnaval de Torres: Memórias e… outras histórias, da autoria de António Carneiro; e o livro Ministros & Matrafonas, por esta associação.

No seguimento das comemorações, vão ser realizados, no primeiro semestre de 2024, a Estátua Ecológica, da autoria do artista Oje (Tomás Pires), cujo projeto está em curso, e uma pintura mural comemorativa do Centenário, na fachada dos antigos armazéns existentes na rua Santos Bernardes.

De referir também a realização de outras manifestações populares que, não integrando as comemorações oficiais do Centenário, fizeram referência aos 100 anos do Carnaval de Torres Vedras. A realização da sua edição em 2024, que terminou a dia 14 de fevereiro, encerrou este vasto e diversificado programa comemorativo.

Publicado: 28.02.2024 - 12:44 horas