Centro Interpretativo da Reserva Natural Local Foz Azul

12.08.2021

• Ficha de projeto

• Designação da Operação: Centro Interpretativo da Reserva Natural Local Foz Azul
  • Código da Operação: MAR-04.03.01-FEAMP-0274
  • Região da Intervenção: Torres Vedras - Execução das EDL (Portaria nº 216/2016) – GAL ECOMAR
  • Entidade Beneficiária: Município de Torres Vedras
  • Data de aprovação: 27-04-2020
  • Data de início: 02-03-2020
  • Data de conclusão: 31-12-2021
  • Investimento total: 126.123,04 €
  • Apoio Financeiro da União Europeia: 107.204,58€ (através do FEAMP)
  • Apoio financeiro Público Nacional: 18.918,46 €
  • Fundo: Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas

O antigo posto da Guarda Fiscal da Assenta irá acolher o Centro Interpretativo da Reserva Natural Local Foz Azul, que tem como objetivo desenvolver e fomentar atividades de sensibilização ambiental e de promoção das tradições culturais da região, associadas ao mar.

A construção deste equipamento está relacionada com criação de uma reserva marinha situada entre a Praia Azul e a Assenta. O Centro Interpretativo pretende promover um usufruto sustentável da Reserva Natural, através de atividades que visam aumentar a literacia oceânica e costeira local, assente numa abordagem integrada e centrada nos aspetos da capacitação, educação, consciencialização e sensibilização dos visitantes e residentes.

Este equipamento assume-se como um espaço privilegiado para aprofundar o conhecimento sobre os ecossistemas costeiros, a paleontologia e a cultura e tradições das comunidades costeiras. O espaço irá acolher ações de investigação e educação ambiental, nomeadamente, programas de sensibilização e de educação cívica e ecológica nas áreas temáticas da conservação da biodiversidade e dos ecossistemas costeiros, da cultura marítima e da paleontologia.

A estratégia passa por criar um espaço atrativo com atividades interativas e amigáveis para os visitantes, tais como exposições permanentes e temporárias e programas multimédia sobre os valores da Reserva Natural Local Foz Azul.

O Centro Interpretativo terá um custo de 118.984 euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor, com financiamento a 85% pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, por meio do Programa Operacional "Mar2020". A candidatura será levada a cabo pelo Grupo de Ação Local EcoMAR o qual é, recorde-se, responsável pela implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local de Base Comunitária para as zonas costeiras de Torres Vedras e Lourinhã.

Esta operação é promovida pela Câmara Municipal de Torres Vedras na qualidade de futuro cessionário do imóvel, que é propriedade da administração central.

Última atualização: 24.09.2021 - 10:16 horas