Centro Educativo de Runa remodelado

27.04.2011

O secretário de estado adjunto e da educação, Alexandre Ventura, esteve presente no ato.

Runa tem uma escola renovada.

As obras de remodelação do centro educativo desta localidade foram inauguradas no dia 25 de Abril, no âmbito do programa comemorativo do 37.º aniversário da “Revolução dos Cravos” promovido pelo Município.

Essa intervenção consistiu na remodelação do edifício existente e na construção de um novo bloco a partir deste, bem como na melhoria da respetiva área exterior.

O renovado Centro Educativo de Runa tem agora três salas de aulas com espaço para expressão plástica, duas salas de atividades, uma sala de prolongamento, uma sala para docentes, uma sala polivalente, uma copa, uma biblioteca/centro de recursos, instalações sanitárias e arrecadações. A sala polivalente foi embelezada com um painel escultórico da autoria da artista torriense Marta Pereira que cruza a temática da educação com a do património local.

A área exterior do estabelecimento de ensino conta com um espaço lúdico, um campo de jogos, zonas cobertas e um acesso para pessoas com mobilidade condicionada.

Para esta escola, com capacidade para 122 crianças, que concentra todas as da freguesia de Runa que frequentam o ensino pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico públicos, oferecendo-lhes ótimas condições de aprendizagem e estadia, foi ainda adquirido novo mobiliário, material didático e equipamento informático.

Saliente-se que a traça original deste equipamento escolar foi mantida de forma a preservar-se a sua memória histórica.

De referir que a sessão inaugural das obras de remodelação do mesmo teve a presença do secretário de estado adjunto e da educação, Alexandre Ventura. Essa sessão iniciou-se com a atuação musical de um aluno da escola – Ajani Teunis, o vencedor da eliminatória da freguesia de Runa do concurso Novos Talentos 2011 na categoria de Voz -, tendo prosseguido com a bênção daquelas obras, os habituais discursos, uma homenagem a docentes que já lecionaram em Runa, uma visita às recém-remodeladas instalações e o descerramento da respetiva placa inaugural.

O custo da intervenção ascendeu a cerca de 700 mil euros e foi suportado pela Câmara Municipal.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Publicado: 22.04.2013 - 18:28 horas