Centro Educativo de Dois Portos inaugurado pela Ministra da Educação

20.12.2010

O concelho tem mais um centro educativo.

Esse equipamento, situado em Dois Portos, que oferece óptimas condições de aprendizagem e de estadia, foi inaugurado no dia 18 de Dezembro, com a presença do Governador Civil de Lisboa, António Galamba, e da Ministra da Educação, Isabel Alçada.

Antes dos discursos da cerimónia inaugural desse estabelecimento de ensino, crianças do mesmo e a banda de música da Sociedade Filarmónica da Ribaldeira realizaram breves actuações musicais, a que se seguiu uma largada de balões e a bênção da nova construção. Depois do descerramento da placa inaugural da escola, da visita oficial e de um lanche-convívio, foi ainda proporcionado um espectáculo de fogo-de-artifício.

O Centro Educativo de Dois Portos, que concentra todas as crianças desta freguesia que frequentam o ensino pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico públicos, tem capacidade, ao todo, para 150 alunos. O edifício deste centro é constituído, no seu piso superior, por quatro salas de aulas, duas salas de expressão plástica, duas salas de actividades, uma sala de prolongamento, um refeitório/sala polivalente, uma copa, instalações sanitárias, gabinetes de trabalho, um gabinete médico, uma biblioteca/centro de recursos, uma recepção, arrecadações e uma área técnica; já o piso inferior do edifício (que está ligado ao anterior por escadas e elevador) conta com um refeitório/sala polivalente, uma copa, instalações sanitárias, um gabinete de trabalho, arrecadações e as novas instalações da Associação de Socorros da Freguesia de Dois Portos que também foram inauguradas na ocasião (no término da visita oficial), não sem antes de uma outra actuação da referida banda. A zona de entrada deste edifício foi embelezada com um conjunto de pinturas da autoria da artista plástica torriense Catarina Sobreiro alusivas à temática da infância e da educação.

A área exterior deste recém-criado estabelecimento de ensino abrange espaços de recreio, de circulação (pensados igualmente para indivíduos com mobilidade condicionada) e verdes, iluminação e um campo de jogos. A zona para estacionamento situa-se fora do recinto escolar.

Nesta escola foi ainda instalado novo mobiliário, material didáctico e equipamento informático.

O custo desta obra ascendeu a cerca de dois milhões de euros (tendo sido comparticipado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional no âmbito do Mais Centro - Programa Operacional Regional do Centro).

Publicado: 22.04.2013 - 18:27 horas