Centro Educativo da Ventosa inaugurado

09.09.2013

O equipamento escolar municipal de maior dimensão do concelho foi inaugurado no dia 8 de setembro.

Com capacidade para 437 crianças, o Centro Educativo da Ventosa, situado no Casal Oureça e envolto por uma bela paisagem vinhateira, concentra todos os alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico da respetiva freguesia, proporcionando excelentes condições de aprendizagem e estadia.

A cerimónia de inauguração deste estabelecimento de ensino teve início com o descerramento da respetiva placa, a que se seguiu a bênção do mesmo pelo ministro provincial nacional da Ordem Franciscana, o torriense padre Vítor Melícias. Seguiram-se os discursos, tendo um deles sido proferido pelo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Pedro Saraiva. No final dos mesmos foram atribuídas distinções a coletividades e atletas da freguesia da Ventosa.

De referir que o Centro Educativo da Ventosa divide-se em três núcleos distintos: um destinado ao 1.º ciclo do ensino básico, outro ao ensino pré-escolar e ainda um terceiro a espaços de apoio comuns.

O núcleo para o ensino pré-escolar conta com cinco salas de atividade, uma sala de prolongamento, instalações sanitárias, vestiários, arrecadações, zona de circulação e uma área de recreio.

Já o núcleo destinado ao 1.º ciclo do ensino básico é constituído por doze salas de aula, seis áreas para expressão plástica, instalações sanitárias, uma sala de educação musical, zonas de circulação e arrecadações.

Do núcleo de apoio comum fazem parte um vasto conjunto de espaços como uma cozinha, um refeitório/sala polivalente, um gabinete médico, uma sala de docentes, uma sala de não docentes, um gabinete para a coordenação do estabelecimento de ensino, instalações sanitárias, uma sala de reuniões, uma biblioteca/centro de recursos, um ginásio e balneários.

A área exterior desta escola tem um espaço desportivo coberto e outro descoberto, zonas verdes e de recreio e espaços para estacionamento e circulação.

De referir, também, que o espaço interior da mesma conta com obras dos artistas Antero Valério e Jorge Ponce.

De realçar que o projeto deste equipamento de ensino foi gentilmente oferecido pela arquiteta Ana Timóteo, tendo equipamento do mesmo sido oferecido pela Eólica Terra do Mato.

O investimento relativo à criação do Centro Educativo da Ventosa ascendeu a 5.892.780 euros (incluindo a empreitada e a aquisição de terrenos e equipamentos), tendo sido comparticipado em 2.922.277 de euros pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Última atualização: 20.06.2017 - 10:17 horas