Centro de Interpretação da presença judaica em Torres Vedras apresentado

10.11.2014

A presença judaica em Torres Vedras vai futuramente ter um centro interpretativo da mesma.

Esse projeto foi apresentado pela Câmara Municipal no dia 6 de novembro, no Edifício dos Paços do Concelho, à Rede de Judiarias de Portugal, à Diretora Regional de Cultura do Centro, Celeste Amaro, e ao embaixador da Noruega em Portugal, Ove Thorsheim.

A respetiva obra vai ser financiada pelo Estado Português por intermédio da Direção Regional de Cultura do Centro e pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants), no qual está envolvido aquele país escandinavo.

Carlos Guardado da Silva (diretor do Arquivo Municipal) deu início à referida apresentação realizando um enquadramento histórico à mencionada presença na vila medieval de Torres Vedras. Seguiu-se uma explicação sobre o projeto do edifício do futuro Centro de Interpretação da presença Judaica em Torres Vedras por Tiago Batista (coordenador da Área de Projeto da Câmara Municipal). Por fim, Rui Brás (Chefe da Divisão da Cultura, Património Cultural e Turismo da Câmara Municipal) abordou, para além deste equipamento (que será constituído por espaços como salas de exposições, um centro de recursos, salas de trabalho e uma zona comercial), outras iniciativas que serão futuramente implementadas e a ele associadas, nomeadamente a instalação de sinalética, a criação de um áudio guia e de um caderno pedagógico destinado à comunidade escolar relacionados com a presença hebraica em Torres Vedras.

De referir que aquele centro interpretativo enquadra-se no projeto “Rotas Sefarad: Valorização da Identidade Judaica no Diálogo Interculturas”, o qual é promovido pela Rede de Judiarias de Portugal.

Última atualização: 28.05.2020 - 20:07 horas