Centenário da I Guerra Mundial começou a ser assinalado em Torres Vedras

03.06.2014

No ano em que perfaz um século sobre o início da I Guerra Mundial, o núcleo de Torres Vedras da Liga dos Combatentes deu início ao seu ciclo de palestras sobre este conflito militar, com uma primeira, que teve lugar no dia 31 de maio, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho.

Esta palestra, que abordou em grande medida o prelúdio dessa primeira guerra à escala global, começou com uma intervenção da vereadora da cultura da Câmara Municipal, Ana Umbelino, que referiu o papel social da História, como fornecedora de referências importantes para a tomada de decisões no presente e a importância da mesma para a construção de uma cidadania esclarecida.

O coronel David Martelo foi o primeiro orador da tarde, tendo explicado as origens e as causas daquele conflito bélico, referindo o sistema de alianças europeias de então e as rivalidades económicas anglo-germânicas do início do século XX.

Seguidamente o Coronel Mourão abordou o Plano Schlieffen, gizado por este militar alemão para a eventualidade de uma guerra opondo o Império Alemão à França e à Rússia em simultâneo (o que se veio a concretizar na I Guerra Mundial), e o falhanço do mesmo tendo em conta que uma vitória rápida sobre a França não veio a acontecer.

O último orador desta sessão foi o historiador torriense Venerando Aspra de Matos que traçou um quadro da vida em Torres Vedras no período do mencionado conflito militar, referindo a caraterização sócio-económica da população, os hábitos e o quotidiano da mesma, o envio de torrienses para aquela guerra, a presença de tropas do Corpo Expedicionário Português no concelho, entre outros aspetos.

Esta palestra foi moderada pelo diretor do Arquivo Municipal, o também historiador Carlos Guardado da Silva

Esta atividade contou com os apoios da Câmara Municipal, da Adega Cooperativa de S. Mamede da Ventosa, do jornal Badaladas e da Papelaria União.

Última atualização: 19.06.2020 - 17:30 horas