Castro do Zambujal vai ser intervencionado

18.01.2017

A Câmara Municipal viu aprovada uma candidatura a fundos comunitários que tem como objeto a intervenção de valorização do Castro do Zambujal, um dos mais importantes monumentos do calcolítico peninsular, classificado como Monumento Nacional em 1946.

A respetiva intervenção terá três componentes: conservação e restauro (estabilizando o conjunto das estruturas arqueológicas a descoberto no sítio e promovendo a sua proteção e conservação); paisagismo (realização de arranjos da área para estacionamento, de caminhos e de vegetação, e instalação de mobiliário urbano e de vedações); e museografia digital (criação de um áudio guia numa experiência mobile, o que será complementado por painéis informativos e um folheto impresso).

São objetivos subjacentes ao projeto de valorização do Castro do Zambujal: promover a conservação e restauro de um dos monumentos mais importantes do calcolítico peninsular; possibilitar a fruição pública do Castro do Zambujal, enquanto destino turístico‐cultural; e estimular a atividade económica de Torres Vedras e da região.

Este projeto integra o Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Comunidade Intermunicipal do Oeste e terá um custo total de cerca de 355 mil euros, o qual será suportado em 85% pelo Programa Operacional Regional do Centro – CENTRO2020, que decorre do Portugal 2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia.

De referir que para além da Câmara Municipal já ter adquirido os terrenos envolventes ao Castro do Zambujal, todos os anos tem assegurado a limpeza da vegetação na zona monumental das ruínas do mesmo, o que tem permitido a visibilidade das estruturas respetivas a quem visita este sítio arqueológico. Têm também prosseguido os trabalhos de investigação científica no local, dirigidos por Michael Kunst em parceria com o Instituto Arqueológico Alemão e com o apoio logístico da Câmara Municipal. No âmbito das suas competências a Direção‐Geral do Património Cultural (DGPC) tem autorizado e fiscalizado as intervenções arqueológicas. Vários artigos e edições têm divulgado junto da comunidade científica nacional e internacional a importância do Castro do Zambujal. Os campos de trabalho arqueológico no mesmo têm sido também uma referência na preparação de jovens arqueólogos e na divulgação deste povoado junto do meio universitário.

Última atualização: 04.10.2019 - 16:13 horas