Campeonato Europeu de Hóquei em Patins sub-17 prestes a iniciar-se na “Física”

28.08.2019

Imagem da mesa da conferência de imprensa

Torres Vedras vai acolher entre os próximos dias 1 e 7 de setembro o 38.º Campeonato da Europa de Hóquei em Patins na categoria de sub-17.

A apresentação do evento aconteceu no dia 26 de agosto, nas instalações da Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras, local onde vai decorrer a competição.

Na mesma participarão nove seleções: Alemanha, Andorra, Espanha, França, Inglaterra, Israel, Itália, Portugal e Suíça.

Trata-se de uma organização da World Skate Europe - Rink Hockey, Federação de Patinagem de Portugal, Associação de Patinagem de Lisboa e Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras, que conta com a parceria institucional do Instituto Português do Desporto e Juventude e da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Na conferência de imprensa de apresentação do campeonato, o presidente da Câmara Municipal realçou a relevância do mesmo para o Concelho, relembrando o investimento que tem vindo a ser efetuado, também com fundos municipais, na requalificação da nave central e dos balneários das instalações da Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras, o que se enquadra na política da instituição que dirige de melhoria das condições existentes nas associações locais para a prática desportiva. Carlos Bernardes salientou ainda a vontade de continuar a fazer de Torres Vedras um território de eventos de excelência, até pelo impacto positivo que tal facto tem para a hotelaria e restauração locais.

O presidente da Federação de Patinagem de Portugal, por seu lado, sublinhou as “sinergias muito positivas” que levam à realização deste campeonato da Europa de hóquei em patins em Torres Vedras, as quais se constituem como um exemplo de “excelência de relações na prática da sociedade civil para servir”. Luís Sénica frisou também as condições que vão ser proporcionadas para a competição, na qual participarão “jovens com muitos sonhos”, estando criados todos os pressupostos “para que se sintam felizes”.

O diretor de arbitragem da World Skate Europe - Rink Hockey, Luís Rei, elogiou igualmente as excelentes condições do pavilhão onde vai ser disputado o campeonato, deixando votos para que o mesmo se realize da melhor forma.

Já o presidente da Associação de Patinagem de Lisboa sublinhou, na sua intervenção, que a realização do Campeonato da Europa de Hóquei em Patins sub-17 em Torres Vedras integra-se no programa comemorativo do 75.º aniversário da organização que lidera. João Pires relembrou que “Torres Vedras tem dois pavilhões de exceção”, sendo esta uma cidade “onde se vive o hóquei” e uma das do país que proporcionam melhor qualidade de vida, apostando não só no desporto mas também na cultura.

Por fim, o presidente da Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras, Sérgio Galvão, frisou que a instituição que dirige “é um clube eclético”, onde o hóquei em patins é um dos desportos mais relevantes, tendo relembrado na ocasião que vários atletas formados na “Física” já foram campeões europeus, pelo que esta se constitui como uma “escola de formação”.

A cerimónia de abertura do Campeonato da Europa de Hóquei em Patins de sub-17 está marcada para as 20h do dia 1 de setembro, a que se seguirá um encontro que oporá as seleções de Portugal e da Alemanha. A final da competição acontecerá no dia 7 de setembro, pelas 21h.

Última atualização: 30.08.2019 - 11:05 horas