Câmara Municipal tem investido num vasto conjunto de ações na área da educação

24.12.2012

A Câmara Municipal tem proporcionado alguns serviços e iniciativas na área da educação que estão para além das suas obrigações legais.

Exemplos disso são: as atividades de enriquecimento curricular, incluindo a oferta da prática de adaptação ao meio aquático e a assunção de encargos com pessoal não docente para acompanhamento dos alunos (o que também acontece com o serviço de refeições); a aquisição de quadros interativos para estabelecimentos de ensino recentemente inaugurados ou remodelados (destinados a turmas do 1.º ciclo do ensino básico); o reembolso de 50% dos custos de transportes a alunos do escalão A dos  2.º e 3.º ciclos do ensino básico que não estão abrangidos pela legislação de transporte escolar; a comparticipação de 50% do custo do passe de alunos do ensino secundário do escalão A com mais de 18 anos de idade; o transporte escolar em viaturas próprias de alunos do 1.º ciclo do ensino básico que residem a menos de 4 Kms da sua escola e cujo trajeto até à mesma é considerado perigoso; os programas de ocupação de tempos de férias; o apoio a projetos educativos de agrupamentos de escolas (como o Clube de Robótica do Agrupamento de Escolas de S. Gonçalo ou atividades de Desporto Escolar); o apoio ao projeto Atitude Positiva; a realização de iniciativas como o Oeste Infantil, as Conversas com Pais e o Corso Escolar; e a adesão à Rede de Cidades Educadoras. Todas estas situações representam um custo anual de cerca de 1 milhão de euros.

Mas ainda existem atualmente outras iniciativas da Câmara Municipal na área da educação que estão para além daquilo que a legislação lhe impõe: o serviço de apoio à família em períodos de pausa letiva; os serviços educativos; a distribuição, de forma gratuita, de uma peça de fruta, por dia, a alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico públicos ao abrigo do Programa “Regime de Fruta Escolar”; o funcionamento do Portal da Educação do Município; a promoção da existência de um Projeto Educativo Local; e formações para pessoal docente (ao nível, por exemplo, da utilização de quadros interativos e da prática de golfe para aplicação nas atividades de enriquecimento curricular).

Torres Vedras é assim um Município que aposta, sem dúvida, na educação e no futuro das suas crianças e jovens…

Publicado: 22.04.2013 - 18:33 horas