Câmara Municipal encontra-se a avaliar o desempenho de misturas betuminosas

29.04.2022

Fotografia do momento de aplicação das misturas betuminosas temperadas.

A Câmara Municipal de Torres Vedras, em parceria com a Infraestruturas de Portugal, a LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil e a Construções Pragosa, SA encontra-se a avaliar o desempenho de misturas betuminosas temperadas, duas do tipo Stone Mastic Asphalt e uma em Micro Betão Betuminoso Rugoso. As misturas foram aplicadas num troço da EN 8-2, no passado dia 4 de abril.

As misturas tipo Stone Mastic Asphalt têm na sua constituição a incorporação de uma percentagem de 20% de materiais fresados de pavimentos rodoviários, o que pelas suas caraterísticas permitem não só uma maior vida útil do pavimento, como a redução do ruído do tráfego automóvel. O Micro Betão Betuminoso Rugoso é um pavimento com características de rugosidade superiores, que permite um aumento da aderência dos veículos à estrada.

Pretende-se com esta parceria desenvolver o fabrico e avaliar o desempenho de novas misturas betuminosas que contribuam para uma maior sustentabilidade ambiental e económica, incorporando cada vez mais materiais reciclados que promovam a redução do impacto ambiental ao nível do ruído automóvel e o aumento da segurança rodoviária.

Última atualização: 29.04.2022 - 17:53 horas