Câmara Municipal continua a promover “+ Saúde” junto da comunidade escolar

30.07.2019

O programa “+ Saúde: Hábitos e Estilos de Vida Saudáveis” prosseguiu no findo ano letivo com novidades.

Uma delas foi as sessões informativas sobre anafilaxia, ministradas pela associação Arco Íris, dirigidas a todos os níveis de ensino abrangidos pelo programa. De referir que esta associação visa incluir as crianças com anafilaxia na escola, explicando os cuidados a ter e como agir no caso de uma reação anafilática.

Igualmente como novidade neste programa, no início do ano letivo realizaram-se 10 sessões do espetáculo de estimulação sensorial Snoezelen, o qual foi dirigido a turmas com crianças com necessidades educativas especiais. Essas sessões tiveram lugar mais concretamente na Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância de Runa, na Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância do Varatojo, no Jardim de Infância da Conquinha e na Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância da Ventosa. Os espetáculos permitiram aos participantes dar "asas" à sua imaginação e criatividade, promovendo a estimulação sensorial em geral e a relação, comunicação e expressão corporal em particular.

Para além destas atividades, no âmbito do “+ Saúde” realizou-se um vasto conjunto de outras, nomeadamente: showcookings de Culinária Saudável (com a parceria da Escola de Serviços e Comércio do Oeste); workshops de “Bolachas de Aveia” (com a parceria da escola profissional da Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas de Torres Vedras); sessões informativas sobre Primeiros Socorros (com a parceria da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras); sessões informativas sobre o Grupo Sanguíneo (com a parceria da Associação de Dadores de Sangue de Torres Vedras); sessões informativas sobre “Internet e Novos Vícios” (com a parceria da CUF); sessões informativas sobre Sexualidade na Adolescência (também com a parceria da CUF); sessões informativas sobre Bullying e Comportamentos Agressivos (igualmente com a parceria da CUF); sessões informativas sobre “Alergia Alimentar na Escola” (com a parceria do Centro Hospitalar do Oeste); sessões informativas sobre “Asma, Alergia e Desporto” (também com a parceria do Centro Hospitalar do Oeste); sessões informativas “2 não é igual a 3 - Prevenção da Gravidez na Adolescência” (igualmente com a parceria do Centro Hospitalar do Oeste); sessões informativas “Gostar de mim – Prevenção de Comportamentos Suicidários” (também com a parceria deste centro hospitalar); sessões informativas “Quem Ama Cuida-se – Prevenção da Violência no Namoro” (também com a parceria do Centro Hospitalar do Oeste); “Conversas revelando a Deficiência” (com a parceria da Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas de Torres Vedras e do Gabinete de Apoio à Deficiência Visual); sessões informativas “Mochila e Postura para 2.º Ciclo” (com a parceria da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras); sessões informativas “Educação Postural para 1.º Ciclo” (com a parceria da Physioclem); e teatros/debate sobre a temática das Dependências (com a parceria da USINA).

Também no âmbito deste programa, as crianças das escolas básicas do 1.º ciclo e jardins de infância de Dois Portos e Runa usufruíram de rastreios visuais e ao daltonismo proporcionados pelas ÓTICAS-OCT e a ColorADD, respetivamente. Nesta ação, para além dos rastreios, todas as crianças tiveram oportunidade de participar numa atividade de inclusão relacionada com o daltonismo, que consistiu na simulação e explicação da visão daltónica pela ColorADD Social. Foi ainda proporcionada uma sessão de formação e sensibilização aos professores acerca da importância da saúde visual, das principais ametropias, do daltonismo e do código das cores ColorADD.

122 ações foram realizadas durante o ano letivo 2018/2019 no âmbito do “+ Saúde”, tendo nas mesmas se contabilizado 4.276 participações.

Última atualização: 31.07.2019 - 11:13 horas