Câmara Municipal concedeu uma verba de 362.224€ para apoio à atividade física

08.07.2022

A Câmara Municipal prossegue a sua política de apoio financeiro à atividade física no Concelho.

No âmbito da edição de 2021/2022 do programa municipal que dá forma a essa política, foi atribuído um montante de 362.224€ a 42 entidades do Concelho que desenvolvem trabalho na área da atividade física.

A sessão de assinatura dos contratos relativos à mais recente edição do Programa de Apoio à Atividade Física da Câmara Municipal realizou-se no passado dia 4 de julho, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho.

De referir que este programa divide-se em cinco subprogramas, sendo o mais significativo o de apoio à atividade física federada. 2.750 atletas federados, de escalões de formação, os quais praticaram, na finda temporada, 18 modalidades distintas (sendo de destacar, neste particular, a prevalência do futebol), foram abrangidos no âmbito da mais recente edição desse subprograma, a qual representou um investimento municipal de 236.220€.

Já no que concerne ao subprograma de promoção da atividade física não federada, refira-se que o mesmo apoia a atividade física regular e a organização de eventos. Fitness, desportos de combate e ginástica são as modalidades que apresentam atualmente maior prevalência neste subprograma, por meio do qual foram apoiados 117 eventos que se realizaram em 2021/2022. 106.769€ foi o mais recente valor alocado a este subprograma.

A formação de agentes desportivos é também um subprograma do Programa de Apoio à Atividade Física da Câmara Municipal, sendo que, por meio da mais recente edição desse subprograma, apoiou-se 11 participações em ações de formação e a organização de 13 ações de formação, ao longo da temporada de 2021/2022, o que representou um investimento municipal de 4.223€.

O subprograma de Apoio à Promoção da Ética no Desporto, o qual foi iniciado em 2019/2020, proporcionou, por seu lado, na sua terceira edição, um apoio municipal de 3.000€, atribuído a três clubes de Torres Vedras (Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras, Sport Club União Torreense e Sporting Clube de Torres) que possuem a Bandeira da Ética no Desporto.

O mais recente subprograma do Programa de Apoio à Atividade Física da Câmara Municipal é o de Apoio ao Desporto para Pessoas com Deficiência, o qual foi criado no início deste ano. Por meio deste subprograma, que representa na sua primeira edição um investimento municipal de 12.012€, foram apoiados cinco atletas que se encontram integrados em atividades desportivas promovidas por outros tantos clubes do Concelho, bem como 11 atividades desenvolvidas especificamente para pessoas com deficiência, que são proporcionadas pela APECI (Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas).

Última atualização: 27.07.2022 - 10:43 horas