Câmara Municipal comemorou de novo o Dia Internacional dos Arquivos

19.06.2023

Momento da apresentação do

A Câmara Municipal voltou a associar-se ao Dia Internacional dos Arquivos, este ano com uma sessão realizada na tarde do passado dia 12 de junho, no átrio do seu Edifício Multisserviços.

No início dessa sessão usou da palavra a presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, que aproveitou a ocasião para enaltecer o trabalho muitas vezes considerado “invisível”, mas de “extrema importância”, do Arquivo Municipal, para a preservação da memória da comunidade, que é essencial, segundo as suas palavras, para a definição de “caminhos para o futuro”. Laura Rodrigues salientou ainda na sua alocução a qualidade do trabalho do Arquivo Municipal, realçando do mesmo o relacionado com a disponibilização do seu acervo.

De referir, a esse propósito, a posterior intervenção de Rafael António sobre a base de dados AtoM - Access to Memory, na qual o Arquivo Municipal tem descrita a sua documentação de conservação definitiva. Essa documentação está acessível por meio da opção “Catálogo” do site do Arquivo Municipal, que foi seguidamente apresentado pela responsável deste equipamento, Paula Correia da Silva.

Nesse momento foi explicado que através desse site, que estava a ser publicamente dado a conhecer, são atualmente disponibilizados mais de 17.500 registos de processos/documentos de conservação definitiva, abrangendo o período cronológico entre 1316 e 2019. Refira-se que o acervo integrante do catálogo do site do Arquivo Municipal está em constante atualização. Relacionado com esse facto, Paula Correia da Silva sublinhou a importância da investigação na área da História local, tendo referido que existem muitas temáticas da História de Torres Vedras a ser exploradas, pelo que a mesma será no futuro “engrandecida”.

Da recente sessão organizada pela Câmara Municipal para assinalar o Dia Internacional dos Arquivos fez também parte uma apresentação da investigadora Maria Manuela Catarino, que, a partir da documentação existente no Arquivo Municipal, abordou uma memória social torriense: A Roda dos Expostos.

Última atualização: 21.06.2023 - 10:54 horas