Busto de Luís António Maldonado Rodrigues

Busto de Luís António Maldonado Rodrigues

Situa-se na zona fronteira à entrada das instalações da Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras.

Homenageia o industrial conceituado e benemérito que foi presidente desta coletividade e deu o seu nome à escola de música da mesma, dado ter sido o seu grande obreiro e impulsionador. Segundo é referido no jornal Badaladas, como presidente da direção da Física, Luís António Maldonado Rodrigues contribuiu decisivamente para a finalização das atuais instalações dessa associação, para além de ter também dinamizado as suas atividades gímnicas. Foi por essa razão galardoado pela Federação Portuguesa de Ginástica com a Medalha de Bons Serviços.

Integrou os corpos sociais de várias outras associações torrienses para além da Física, tendo nomeadamente sido também presidente da Assembleia Geral do Clube Artístico e Comercial, presidente da Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras, presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, presidente da Assembleia Geral do Aeroclube de Torres Vedras e dirigente do Sport Club União Torreense.

A inauguração do busto de Luís António Maldonado Rodrigues aconteceu no âmbito do 59.º aniversário da Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras, numa cerimónia em que estiveram presentes personalidades como o então governador civil de Lisboa, Afonso Moura Guedes, o à época presidente da Câmara Municipal, José Augusto de Carvalho, e os na altura deputados na Assembleia da República, Alberto Avelino e Francisco Manuel Fernandes. Usaram da palavra na ocasião Vítor Guerreiro, Vasco Rodrigues e José Maria Antunes.

Na base do busto pode ler-se: “A LUÍS ANTÓNIO MALDONADO RODRIGUES, UM DOS TAIS QUE… POR OBRAS VALOROSAS SE VÃO DA MORTE LIBERTANDO”.

• Autoria: Pedro Anjos Teixeira
  • Data de inauguração: 9 de abril de 1984