Brochura sobre S. Gonçalo de Lagos foi editada

11.06.2011

Imagem da sessão de lançamento da brochura sobre S. Gonçalo

A Escola Básica 2,3 de S. Gonçalo acolheu, no dia 8 de junho, a apresentação de uma brochura sobre o seu patrono que é também o padroeiro de Torres Vedras.

Esta publicação, que aborda de forma simplificada a vida de S. Gonçalo de Lagos, nas suas várias facetas (como homem, orador, pedagogo, escritor, artista e religioso), resultou de um esforço conjunto da Câmara Municipal e do Agrupamento de Escolas de S. Gonçalo.

Trata-se de uma justa homenagem que se presta aquele santo no contexto do 650.º aniversário do seu nascimento (2010) e do 600.º aniversário da sua chegada a Torres Vedras (2012).

Segundo o presidente da Câmara Municipal, Carlos Miguel, aquela obra “fazia falta à bibliografia torriense, atendendo não só à personalidade de S. Gonçalo como ao facto de, ao longo dos séculos, ter sido alvo de veneração e religiosidade dos torrienses, e também porque se entendeu necessário dar a conhecer a vida deste ilustre torriense por adoção, sob um ponto de vista mais abrangente”.

Refira-se que S. Gonçalo de Lagos foi eleito padroeiro de Torres Vedras em 1495, segundo a tradição, e canonizado em 1778. Em 1987 a então Escola Preparatória n.º 2 de Torres Vedras adotou esse santo para a sua designação. Em 2006 a Câmara Municipal decidiu iniciar as Festas da Cidade no dia de S. Gonçalo. Sob a égide desta personalidade, os municípios de Torres Vedras e de Lagos estão geminados desde julho de 2009.

A brochura sobre S. Gonçalo de Lagos é a quarta da coleção Patronos que inclui ainda a Cronologia da História de Torres Vedras, O patrono da Escola Secundária Madeira Torres: Manoel Agostinho Madeira Torres e José Félix Henriques Nogueira.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Publicado: 22.04.2013 - 18:28 horas