Bombeiros voluntários foram (re)visitados em Torres Vedras

21.04.2015

O património material e imaterial associado aos bombeiros voluntários de Torres Vedras foi o tema escolhido este ano para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios em Torres Vedras.

A comemoração dessa efeméride, que coincide com o dia 18 de abril, decorreu localmente com duas visitas realizadas nessa data, uma de manhã e outra no período da tarde.

Essas visitas tiveram início no Edifício dos Paços do Concelho, onde foi efetuado um enquadramento sobre este local (que teve em tempos funções de quartel de bombeiros); prosseguiram com paragens na Rua Batalha Reis (onde se situou o anterior quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras) e na Igreja de Nossa Senhora da Graça (local onde ressoava o sino para alertar a população sobre a ocorrência de um incêndio); e terminaram com um périplo pelo atual quartel daquela associação, começando por uma passagem pelo seu núcleo museológico (que foi recentemente intervencionado pela Câmara Municipal), a que se seguiu passagens pelas várias divisões do mesmo, o que incluiu demonstrações de alguns dos equipamentos aí existentes. A atividade foi animada pela realização paralela de peddy-papers, tendo contado com cerca de 70 participações.

De referir também que antes do início da visita da manhã a banda da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras realizou uma atuação pelas ruas anunciando a mesma.

“Monumentos e Sítios: Conhecer, Explorar, Partilhar” foi em 2015 o tema do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, efeméride instituída pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, e que este ano celebrou 50 anos.

Última atualização: 20.04.2020 - 18:52 horas