Torres Vedras

Bicicleta, transporte público ou a pé: opções sustentáveis em Torres Vedras

22.01.2020

Fotografia em que se vê uma utilizadora de Agostinhas a pedalar numa ciclovia, junto ao Parque Regional de Exposições.

Num momento em que a forma como nos deslocamos na cidade tem vindo a sofrer alterações, é importante refletir sobre o modo de transporte que melhor se adequa ao trajeto que se pretende percorrer, a que se aliam fatores como o percurso a efetuar, o custo da viagem ou a hipótese de intermodalidade.

Em Torres Vedras estão a ser implementadas modificações e adaptações ao espaço público, para que seja possível conjugar vários modos de transporte: sejam eles pedonais, cicláveis ou em transporte individual.

Entre as opções sustentáveis, está cada vez mais demonstrada a eficácia dos modos suaves de transporte - como andar a pé e de bicicleta - para as deslocações de curta e média distância.

Quem utilizar uma bicicleta individual pode estacionar num dos 42 bike parks da cidade. Em alternativa, pode recorrer a uma das Agostinhas  disponíveis nas 19 bikestations existentes. Afinal, desde 2013 que a aposta no incentivo à utilização da bicicleta ganhou um novo ímpeto, com a implementação do sistema de bicicletas públicas partilhadas.

As viagens podem, ainda, ser complementadas com os autocarros dos Transportes Urbanos de Torres Vedras – TUT. As quatro linhas do TUT encontram-se no Terminal Rodoviário e além de percorrerem toda a malha urbana, chegam às localidades de Sarge e Paúl.

A mobilidade de cada indivíduo representa um custo significativo no orçamento familiar, pelo que são cada vez mais equacionados modos de transporte mais económicos e menos poluentes.

O mesmo acontece com a utilização do transporte individual, em que as mudanças de hábitos também podem contribuir para uma mobilidade mais sustentável. Reunir vários passageiros com o mesmo destino e estacionar nos parques à entrada da cidade podem ser opções a equacionar.

Contribuir para um espaço onde todos possam circular em segurança é uma tarefa de todos.

voltar ao topo ↑