Banco Local de Voluntariado promoveu “Conversas sobre Voluntariado”

01.06.2022

Imagem da intervenção da vereadora Ana Umbelino

“Conversas sobre Voluntariado” aconteceram no passado dia 26 de maio, no Centro de Artes e Criatividade.

Tratou-se de uma ação de debate/reflexão, realizada com o propósito de debater temáticas associadas ao Voluntariado, a qual se enquadra no trabalho desenvolvido pelo Banco Local de Voluntariado de Torres Vedras.

Nesta ação estiveram presentes cinco entidades - Associação para a Educação de Crianças Inadaptadas, Câmara Municipal (por meio do projeto “Trampolim”), Centro de Acolhimento de São Pedro, Centro Hospitalar do Oeste e Sociedade de História Natural -, bem como voluntários e munícipes interessados na temática do Voluntariado.

A sessão foi iniciada com uma breve apresentação de cada entidade representada, em que foram elencadas as atividades desenvolvidas, bem como as experiências e projetos no âmbito do Voluntariado. Seguidamente, os participantes foram convidados a refletir sobre a motivação para a prática do Voluntariado, e como pode o Voluntariado ajudar as entidades na sua missão e objetivos, tendo ainda sido desafiados a pensar em ideias/projetos na área do Voluntariado para o território do Concelho.

A ação “World Café – Conversas Sobre Voluntariado” foi encerrada pela vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal, Ana Umbelino, que destacou na sua alocução a importância da participação dos munícipes enquanto agentes promotores de cidadania ativa e das entidades enquanto dinamizadoras/disseminadoras de boas-práticas.

O balanço da ação foi bastante positivo, dado que todos os participantes contribuíram ativamente nos desafios colocados, tendo surgido algumas ideias bastante pertinentes para possíveis projetos de Voluntariado. Estes contributos irão ser analisados e trabalhados, de forma a aferir a possibilidade de os integrar no Plano de Ação do Banco Local de Voluntariado de Torres Vedras.

A realização desta ação pretendeu dar voz aos interlocutores do Voluntariado, valorizando o seu contributo, e promover uma cultura de Voluntariado consciente.

Última atualização: 02.06.2022 - 10:46 horas