Azenha de Santa Cruz - Um Espaço Sempre a Moer!

01.07.2011

Azenha de Santa Cruz

Santa Cruz é o local ideal para passar as suas férias ou visitar e é importante que conheça os pontos turísticos de referência desta praia, bem como a oferta cultural, desportiva e de lazer existente durante estes meses de verão.

A Azenha de Santa Cruz alberga, desde 21 de junho de 2009, o Posto de Turismo, um Centro Interpretativo e funciona ainda como extensão da Biblioteca de Praia. Aqui a porta está sempre aberta... Marta Fortuna e João Castro terão todo o gosto em recebê-lo e dar-lhe a conhecer o que há de melhor para viver!

A Azenha constitui um marco histórico e turístico de Santa Cruz. Edificada no final do século XV constitui, atualmente, um equipamento moderno e adaptado aos nossos tempos mas com toda a tradição preservada e valorizada.

No Posto de Turismo realiza-se o atendimento dos visitantes e faz-se a promoção turística do concelho de Torres Vedras e da região, com especial enfoque no que se respeita a alojamento e restauração, que constituem as informações mais solicitadas pelos utentes.

Enquanto o Centro Interpretativo, realizam-se visitas guiadas ao espaço dando-se a conhecer o funcionamento do engenho, explicando-se os diversos tipos de moinhos, bem como as vivências e a história da Azenha e da própria localidade.

Para os mais novos, alunos do pré-escolar e 1.º ciclo, a Azenha acolhe a oficina "Moinhos e Moídos", integrada no plano de atividades do serviço educativo do Museu Municipal Leonel Trindade, onde as crianças aprendem mais sobre o funcionamento do sistema de moagem, os diferentes cereais e o ciclo do pão.

Acesso gratuito à internet, ligação wireless, disponibilização de publicações periódicas para leitura e requisição de livros (nos meses de inverno) são outros dos serviços disponibilizados na Azenha de Santa Cruz que também funciona como extensão da Biblioteca de Praia.

Entre junho e agosto realizam-se, neste espaço, várias atividades de natureza cultural, sobretudo no âmbito do programa de animação Onda de Verão, como é o caso do Mercado Oitocentista, dos "Chás de Pedra", do Encontro Internacional de Aguarela de Santa Cruz, da exposição "Torres Vedras: 100 anos de Turismo" e ainda vários workshops.

No ano de 2010 a Azenha de Santa Cruz registou, no âmbito das suas três valências, mais de 40 mil visitas... este é um espaço cheio de história, adaptado aos nossos dias e sempre em movimento!

Posto de Turismo de Santa Cruz
Rua da Azenha, Santa Cruz
Tlf.: 261 937 524
postodeturismosantacruz@cm-tvedras.pt