Atividades sensibilizaram a comunidade para a problemática da diabetes

24.11.2022

Imagem da iluminação da Igreja de Santa Maria do Castelo

À semelhança do que aconteceu em anos anteriores, a Câmara Municipal, em parceria com o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Sul (por meio do Centro de Saúde de Torres Vedras), assinalou, este ano, o Dia Mundial da Diabetes, com um conjunto de atividades, as quais decorreram entre os dias 14 e 18 de novembro.

As iniciativas desenvolvidas consistiram: na iluminação de azul da fachada da Igreja de Santa Maria do Castelo; num concurso de sopas, realizado na Escola EB 2,3 dos Campelos, em que participaram 10 famílias; na sensibilização para a prevenção da diabetes realizada numa edição da iniciativa "Torres Vedras Night Run"; e na realização de mais de uma centena de rastreios da diabetes, pela Diaverum, no Mercado Municipal.

De referir que o Dia Mundial da Diabetes é assinalado anualmente a 14 de novembro, tendo sido instituído em 1991 pela Internacional Diabetes Federation e pela Organização Mundial de Saúde, com o objetivo de dar resposta ao aumento preocupante de casos desta doença. Cerca de 400 milhões de pessoas no mundo sofrem de diabetes e aproximadamente cinco milhões morrem por ano devido a esta patologia.

Ao assinalar aquela efeméride, a Câmara Municipal pretendeu dar continuidade à consciencialização da comunidade para a problemática da diabetes e divulgar ferramentas para a sua prevenção.

Última atualização: 25.11.2022 - 10:48 horas