Associações da freguesia da Ventosa vão dinamizar espaços escolares desativados

20.09.2013

Edifícios de estabelecimentos de ensino da freguesia da Ventosa que foram extintos com a recente entrada em funcionamento do Centro Educativo da Ventosa estão agora a ser utilizados por um conjunto de associações daquele território.

Para esse efeito foram assinados contratos de comodato envolvendo essas entidades bem como o Município e a Junta da Freguesia da Ventosa no dia 18 de setembro, na antiga Escola Básica do 1.º Ciclo da Moçafaneira.

As associações envolvidas são a Associação de Solidariedade e Ação Social da Freguesia de São Mamede da Ventosa, o Centro Social de São José, a Associação de Caçadores da Freguesia de São Mamede da Ventosa, a Associação Desportiva, Recreativa e Cultural da Bordinheira, a União Camponesa Recreativa e Desportiva de Fernandinho, a Comissão de Festas de Montengrão, o Centro Social, Desportivo e Cultural da Pedra e a Associação Tartarugas do Asfalto que passam a gerir os espaços onde funcionaram, respetivamente, o Jardim de Infância da Moçafaneira, o Jardim de Infância dos Arneiros, a Escola Básica do 1.º Ciclo dos Arneiros, a Escola Básica do 1.º Ciclo da Bordinheira, a Escola Básica do 1.º Ciclo de Fernandinho, a Escola Básica do 1.º Ciclo de Montengrão, a Escola Básica do 1.º Ciclo da Pedra e o Jardim de Infância da Pedra. Já a Junta da Freguesia da Ventosa fica responsável pelo espaço da antiga Escola Básica do 1.º Ciclo da Moçafaneira, competindo-lhe ainda “fiscalizar o estado de conservação e manutenção” dos outros espaços cedidos bem como as atividades que neles decorrerem.

De referir que os edifícios dos estabelecimentos de ensino do concelho extintos têm vindo a ganhar novas utilizações, podendo-se, a título de exemplo, mencionar a também cedência das antigas escolas básicas do 1.º ciclo da Carregueira e da Soltaria a associações das respetivas localidades, bem como da ex-Escola Básica do 1.º Ciclo da Ordasqueira ao Vespa Clube de Torres Vedras e da ex-Escola Básica do 1.º Ciclo da Aldeia de Nossa Senhora da Glória ao Clube de Caça e Pesca da Freguesia de Carvoeira, a transformação da antiga Escola Básica do 1.º Ciclo da Buligueira em centro de dia e da ex-Escola Básica do 1.º Ciclo do Figueiredo em Centro Interpretativo da Área de Paisagem Protegida das Serras do Socorro e Archeira, para além da utilização de vários pelo Clube Sénior da Câmara Municipal.

Última atualização: 12.11.2013 - 20:06 horas