Artérias do centro histórico de Torres Vedras foram intervencionadas

29.12.2012

Um conjunto de arruamentos situados no centro histórico de Torres Vedras foi recentemente requalificado.

Tratou-se de um eixo compreendido entre a Praça do Município e o Pátio Alfazema/Rua dos Polomes (Rua Guilherme Gomes Fernandes, Largo Frei Eugénio Trigueiros e Travessa do Quebra-Costas).

A intervenção consistiu na requalificação de pavimentos (com vista a melhorar principalmente as condições de circulação de indivíduos com mobilidade condicionada), bem como na melhoria dos sistemas de drenagem, na instalação de tubagens para telecomunicações e na beneficiação da iluminação pública.

No Largo Frei Eugénio Trigueiros (vulgarmente conhecido como “Largo do Grilo”) foi ainda instalada uma obra artística da autoria de Rabacli intitulada Metáfora del Cuerpo Atado, a qual foi gentilmente doada ao Município.

A intervenção, promovida pela Câmara Municipal, pretendeu dar continuidade às requalificações já realizadas nos respetivos espaços envolventes (nomeadamente na Praça do Município e na Rua Miguel Bombarda) e melhorar a rede pedonal que liga o centro de Torres Vedras ao Choupal (onde será desenvolvido o programa Pólis).

De referir que esta obra integra-se no programa de ação Torres ao Centro – Regeneração Urbana no Centro Histórico de Torres Vedras (o qual é financiado em 85% pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional no âmbito do Mais Centro – Programa Operacional Regional do Centro) e tem precisamente como objetivo articular funcional e simbolicamente os seus dois principais núcleos de projetos.

Publicado: 22.04.2013 - 18:33 horas