Áreas de paisagem protegida de âmbito local encontraram-se em Torres Vedras

02.06.2014

As áreas de paisagem protegida nacionais de âmbito local tiveram um ponto de encontro no dia 29 de maio, em Torres Vedras, no âmbito do 10.º ciclo de conferências sobre Ambiente e Qualidade de Vida promovido pela Câmara Municipal.

Este encontro teve como objetivo recolher a vasta experiência na gestão de áreas protegidas regionais de destaque, designadamente a Paisagem Protegida de Corno de Bico (Pedro Sousa), Paisagem Protegida das Lagoas de Bretiandos e São Pedro de Arcos (Gonçalo Rodrigues), Paisagem Protegida da Serra de Montejunto (Dinis Acácio Duarte) e Reserva Natural Local do Paul da Tornada (Hugo Oliveira/André Freire).

Foram apresentados vários exemplos de gestão que, para além de promoverem o desenvolvimento sustentável dos recursos naturais, contribuem em grande escala para a sensibilização ambiental da população residente e de quem visita as áreas protegidas e participa no vasto leque de atividades disponíveis nas mesmas.

O Instituto de Conservação da Natureza, representado por Maria de Jesus Fernandes, abordou os modelos regionais e nacionais de gestão de áreas protegidas, bem como a diferenciação para a criação de áreas protegidas de âmbito local. Foi ainda lançado o desafio para a criação de uma rede nacional de áreas protegidas de âmbito local, o qual foi aceite por unanimidade por todos os presentes, tendo ainda havido quem destacasse que seria uma mais valia em termos económicos para todos, especificamente nas candidaturas ao novo quadro de apoio comunitário.

Maria do Rosário Oliveira, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, uma vez mais divulgou os pontos de interesse da Área de Paisagem Protegida das Serras do Socorro e Archeira

Foi ainda efetuada uma visita pelas Serras do Socorro e Archeira, tendo como paragens obrigatórias a Ermida da Nossa Senhora do Socorro, os montes e vales que envolvem este território de área protegida e por último o Centro Interpretativo da Área de Paisagem Protegida das Serras do Socorro e Archeira.

E foi ao som do vento, chuva e abrigados pelo que outrora foi a escola primária de Figueiredo, que os participantes se deliciaram com os produtos gastronómicos - pão e bolachas de bolota, compotas de frutos silvestres, refresco de flor de sabugueiro, etc... - confecionados por Alexandra Azevedo, e com os produtos já confecionados por vários produtores desta última área protegida.

Última atualização: 30.04.2020 - 16:14 horas