"Aquaponics Technology and Design Workshop" traz 21 formandos a Torres Vedras

10.05.2016

Pela primeira vez em Portugal decorreu, de 2 a 5 de maio no edifício CETEMARES/Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar - Instituto Politécnico de Leiria, em Peniche, o curso avançado denominado "Aquaponics Technology and Design Workshop".
A componente prática decorreu nas instalações da Fish&Greens, em Torres Vedras.

A aquaponia alia a aquacultura (criação de peixes em viveiro) com a hidroponia (cultivo de plantas sobre a água), funcionando num sistema fechado e dinâmico onde os resíduos dos peixes servem de nutrição para as plantas, e estas, por sua vez, filtram a água devolvendo-a em boas condições para os peixes crescerem saudavelmente.

Neste curso participaram profissionais de agricultura e aquacultura, investigadores, empresários, empreendedores, professores e estudantes nas áreas da biologia e agronomia, interessados na produção doméstica e/ou comercial de alimentos. Os formadores do curso foram o Dr. Jason Danaher, Eng. Rick Jones, Dennis DeLong da Pentair Aquatic Ecosystems (EUA), Dr. Andreas Graber da UrbanFarmers (Suíca), Dr. João Cotter da AquaponicsIberia e o Prof. Raul Bernardino do Instituto Politécnico de Leiria.

Os 21 formandos vieram de vários países, nomeadamente Portugal, Espanha, Noruega, Itália e Angola.

O curso foi ministrado nas instalações do CETEMARES/ESTM -IPLeiria, em Peniche, a parte teórica, e a parte prática foi feita em ambiente real de produção nas instalações da Fish&Greens em Torres Vedras, onde os participantes tiveram a oportunidade de observar um sistema produtivo e de realizar tarefas de rotina num sistema de aquaponia de produção integrada.

Esta ação foi uma organização conjunta da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar e Pentair Aquatic Eco-systems e contou com a colaboração do MARE-IPLeiria e Câmara Municipal de Torres Vedras.

Última atualização: 04.02.2020 - 17:56 horas