Antigo posto da guarda fiscal da Assenta acolhe agora centro de interpretação

27.04.2022

Imagem da visita da população à exposição patente

O antigo edifício da guarda fiscal da Assenta deu origem ao Centro de Interpretação da Reserva Natural Local Foz Azul (CIRNLFA).

A inauguração deste equipamento aconteceu na tarde do dia 25 de abril, no âmbito do programa comemorativo da Câmara Municipal relativo ao 48.º aniversário da “Revolução dos Cravos”.

De referir que a Reserva Natural Local Foz Azul (RNLFA) consiste numa área protegida de âmbito local, a criar brevemente, por iniciativa da Câmara Municipal, a qual abrange uma área total de 1.090 hectares, maioritariamente marinha, que se estende ao longo de 13 km de linha de costa, abrangendo as freguesias de São Pedro da Cadeira e Silveira. O processo de constituição da RNLFA conta, desde a sua génese, com o acompanhamento técnico e científico do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (polo da NOVA).

No espaço do CIRNLFA existe uma exposição constituída por painéis explicativos, um ecrã para projeção de um vídeo que tem também como temática a RNLFA e elementos relacionados com a atividade de pesca artesanal praticada nomeadamente na Assenta. Este centro interpretativo conta ainda com uma pequena copa criada para possibilitar a realização de showcookings, workshops e degustações de produtos de gastronomia local ligados ao mar e apoiar a realização de atividades pedagógicas.

Na referida exposição é explicado, por exemplo, que a RNLFA apresenta uma área costeira complexa, marcada pela presença de importantes zonas de arribas rochosas, areais planos, dunas e estuários. De frisar a biodiversidade marinha presente na RNLFA, destacando-se as zonas de intertidal e poças de maré, de grande riqueza biológica, com particular expressão na Praia Azul e na da Assenta. O valor ecológico da RNLFA é ainda marcado pela presença da foz do Rio Sizandro e do campo dunar da Praia Azul, bem como de arribas e falésias, locais de nidificação de importantes espécies de avifauna, nos quais se têm encontrado vestígios de dinossauros. Na RNLFA observam-se ainda interessantes fenómenos geomorfológicos, como as Marmitas de Gigante e as Plataformas de Abrasão Marinhas. Esta futura área protegida é também rica em tradições associadas ao mar e à pesca, sendo de referir a esse propósito que é atualmente possível observar antigos lagosteiros e embarcações de pesca artesanal no porto de pesca da Assenta.

Na cerimónia de inauguração do CIRNLFA, o presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro da Cadeira, António Alves, aproveitou, na sua intervenção, para enaltecer o papel do anterior presidente da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, para a concretização desse equipamento, tendo ainda sublinhado a importância do mesmo para a sua freguesia.

Já a presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, aproveitou, na sua alocução, para anunciar que o equipamento que estava a ser inaugurado disponibilizará, em parceria com o Centro de Educação Ambiental, um programa de atividades a ser desenvolvido durante todo o ano, o qual se dirigirá tanto a residentes como a visitantes, e terá o objetivo de promover os valores naturais e tradições locais e disseminar o conhecimento científico.

Antes dos discursos tivera lugar uma apresentação relacionada com o projeto de criação da RNLFA, efetuada pela técnica da Câmara Municipal, Raquel Lopes, o que foi antecedido pelo ato de descerramento da placa de inauguração do referido novo equipamento.

De recordar que a construção do CIRNLFA, prevista, inclusivamente, no Programa da Orla Costeira Alcobaça - Cabo Espichel, apenas foi possível graças à cedência do respetivo imóvel, que se encontrava devoluto e deteriorado, ao Município, por parte da Direção-Geral do Tesouro e Finanças. A criação deste equipamento representou um investimento de 126.123,04 €, o qual foi financiado em 85% pelo programa "MAR2020", a partir de uma candidatura submetida ao abrigo da Estratégia de Desenvolvimento Local ecoMAR.

Última atualização: 29.06.2022 - 13:42 horas