Ana Umbelino é conselheira de grupo para a integração das comunidades ciganas

08.07.2016

Os novos Conselheiros do Grupo Consultivo para a Integração das Comunidades Ciganas (CONCIG), para o triénio 2016-2018, tomaram posse no dia 5 de julho, numa cerimónia presidida pela secretária de estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, no Palácio da Foz, em Lisboa.

A vereadora da Área do Desenvolvimento Social da câmara municipal, Ana Umbelino, é um desses conselheiros, em representação da Associação de Municípios Portugueses.

Na ocasião, na presença do alto-comissário para as Migrações, Pedro Calado, a secretária de estado começou por relembrar que o CONCIG dá um contributo fundamental na promoção da igualdade e da integração das comunidades ciganas.

Relembrando que é preciso “intervir, agir e olhar para as comunidades ciganas como um todo”, Catarina Marcelino deixou a garantia de que o governo está empenhado em resolver os problemas mais prementes de habitação pelo que, a este nível, irá fazer um levantamento dos problemas existentes, para tentar solucionar as situações mais críticas. A educação e integração profissional das comunidades ciganas constituem, também, outras áreas prioritárias deste governo.

Em relação à Educação, Catarina Marcelino adiantou que é intenção do Governo atuar a dois níveis, nomeadamente através de bolsas de estudo para alunos do ensino superior e pela candidatura a fundos comunitários, para a contratação de 50 mediadores municipais.

Para promover a integração profissional, a intenção do governo é fomentar a participação em cursos de formação profissional que tenham dupla certificação: dar habilitações mínimas para que possam concorrer ao mercado de trabalho, nomeadamente dentro da administração pública, e também ao emprego apoiado.

O acompanhamento da situação das comunidades ciganas

O Grupo Consultivo para a Integração das Comunidades Ciganas (CONCIG) foi criado em junho de 2013, no âmbito da Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas (ENICC).

Reconhecendo a importância do contributo do CONCIG para a melhoria da qualidade do processo de monitorização e avaliação desta estratégia, mas também para o acompanhamento da situação das comunidades ciganas, este conselho é composto por representantes de departamentos governamentais e de outras entidades públicas ou privadas, bem como por representantes das comunidades ciganas.

Última atualização: 30.10.2019 - 16:05 horas