Ambiente foi ciclo de conferências pela décima vez

31.05.2014

As áreas de paisagem protegida nacionais de âmbito local tiveram um ponto de encontro no dia 29 de maio, em Torres Vedras.

Na ocasião foram dadas a conhecer de forma mais específica a Área de Paisagem Protegida das Serras do Socorro e Archeira, a Paisagem Protegida de Corno de Bico, a Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos, a Paisagem Protegida da Serra de Montejunto e a Reserva Natural Local do Paul de Tornada, tendo ainda sido abordada a gestão de espaços desta natureza. A iniciativa terminou com uma visita àquela primeira área de paisagem protegida, situada no concelho.

Com este encontro chegou ao fim a décima edição do ciclo de conferências sobre ambiente e qualidade de vida promovido pela Câmara Municipal, que decorreu em quintas feiras de maio, a partir do Centro de Educação Ambiental.

O programa europeu Quality Coast, a Campanha Mundial de Redução de Desastres “Making Cities Resilient: My city is getting ready!” e a Mobilidade Sustentável foram as temáticas abordadas nas outras sessões deste ciclo, nas quais, mais especificamente, foram dados a conhecer exemplos de outros territórios que hasteiam o galardão Quality Coast, nomeadamente no que concerne às suas atividades no âmbito do mesmo, várias boas práticas de serviços municipais de proteção civil associadas à referida campanha e diversos projetos na área da mobilidade.

Foram oradores nesta iniciativa:João Cardoso de Melo (Câmara Municipal de Cascais), Paulo Jorge Reis (Câmara Municipal de Lagos), Sara Machado (Câmara Municipal de Sintra), Francisco Barros (Região dos Açores), Carlos Bernardes (embaixador Oeste Portugal Quality Coast e vereador do Ambiente da Câmara Municipal), Patricia Pires (Autoridade Nacional de Proteção Civil), Úrsula Carrasco (Serviço Municipal de Proteção Civil da Amadora), Pedro Mendonça (Serviço Municipal de Proteção Civil da Amadora), Maria João Telhado (Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa), Paulo Guerra (ligado aos projetos EcoVias Portugal e Eco-Trilhos), Elisabete Arsénio (do Laboratório Nacional de Engenharia Civil e ligada aos projetos COST-TRENDS e be4schools, que apresentou um projeto recentemente assinado pelo Município na candidatura "Research and Innovation Action" no âmbito da mobilidade elétrica sustentável), Lara Moura (da empresa OCCAM e ligada ao Projeto PRO-E-BIKE) e Miguel Pinto (da CEIIA/Inteli e ligado ao Projeto Mareanas).

Mais informações sobre este ciclo de conferências poderão ser obtidas no site da Agenda 21 Local de Torres Vedras.

Última atualização: 18.08.2020 - 15:51 horas