Alunos das AEC's municipais apresentaram "Música do Mundo"

08.05.2018

Alunos do 1.º ciclo do ensino básico do concelho proporcionaram ao final da manhã deste sábado, dia 5 de maio, no Teatro-Cine, uma “volta ao mundo” musical.

Tratou-se do espetáculo de final de ano letivo das atividades municipais de enriquecimento curricular de Música e Percussão, o qual encheu o Teatro-Cine de familiares que vieram escutar os talentos musicais de dezenas de alunos que usufruíram das mesmas.

Neste espetáculo participaram alunos convidados das várias escolas públicas do concelho que usufruem daquelas atividades de enriquecimento curricular, que formaram um coro composto por 126 crianças (em representação de 53 turmas de 28 escolas básicas de 1.º ciclo do ensino básico do concelho), que interagiram com um grupo de cerca de 16 alunos de Percussão, tendo sido acompanhados por uma orquestra composta por 13 alunos da Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues e por alguns dos seus professores.

Na ocasião foram interpretadas canções tradicionais de alguns países, bem como algumas peças rítmicas criadas para o efeito. Nas peças interpretadas puderam ouvir-se e sentir-se as características de cada país, o respeito pelas origens do seu povo e pelas suas tradições. Este conjunto de temas de variadas formas e estilos de música pretendeu dar a conhecer às crianças participantes a riqueza da diversidade cultural existente num mundo cada vez mais global e globalizante, onde se torna pertinente tentar despertar a curiosidade das mesmas para esta realidade através dos sentidos, das emoções e da experimentação.

Esse espetáculo foi repetido na manhã do dia seguinte.

De referir que durante o corrente ano letivo todos os alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade que frequentaram escolas públicas no concelho usufruíram da atividade de enriquecimento curricular de Música (1417), tendo desses, 209 ainda usufruído de Percussão (das escolas básicas de A dos Cunhados, Palhagueiras, Póvoa de Penafirme, Sobreiro Curvo, Maceira, Fonte Grada e Paúl). Estas atividades foram proporcionadas com a parceria da Associação e Educação Física e Desportiva de Torres Vedras.

No total, 2771 alunos usufruíram este ano letivo das atividades municipais de enriquecimento curricular.

A novidade no corrente ano letivo nestas atividades foi a introdução da “Um Dó, Li, Tá”, que abrangeu 497 alunos de turmas do 1.º ao 4.º ano de escolaridade das escolas básicas Padre Vítor Melícias, Campelos, Ponte do Rol, Monte Redondo, Outeiro da Cabeça e Ramalhal, bem como de turmas de 3.º e 4.º anos de escolaridade das escolas básicas da Aldeia Grande, Ereira, Matacães, Maxial e Sarge. Mediante esta atividade essas crianças tiveram oportunidade de usufruir de uma hora semanal de brincadeira livre sob a supervisão de um professor orientador, adquirindo também os principais valores de cidadania. Esta atividade de enriquecimento curricular dividiu-se em três modalidades básicas: brincar de faz de conta, considerada como a fundamental, da qual se originam todas as outras; brincar com materiais de construção; e brincar de regras.

As restantes atividades de enriquecimento curricular proporcionadas pela Câmara Municipal este ano letivo foram as seguintes: Inglês (em parceria com o Académico de Torres Vedras), abrangendo os alunos dos 1.º e 2.º anos de escolaridade (1373); Atividade Física e Desportiva (em parceria com a Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras e a Associação de Melhoramentos de A dos Cunhados), abrangendo os alunos do 1.º ao 4.º ano de escolaridade (2771); Natação (também em parceria com estas últimas entidades), abrangendo os alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade (1411); Expressão Dramática (em parceria com o Académico de Torres Vedras), abrangendo as turmas dos 1.º e 2.º anos de escolaridade dos agrupamentos de escolas S. Gonçalo e Padre Vítor Melícias (805); Triângulo de Artes, abrangendo os alunos dos 1.º e 2.º anos de escolaridade do agrupamento de escolas Madeira Torres e das escolas básicas da Aldeia Grande, Ereira, Matacães e Maxial (321); Golfe (em parceria com a Associação Clube de Golfe Campo Real), abrangendo os alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade da freguesia do Turcifal (38); Ténis (em parceria com o Clube de Ténis de Torres Vedras), abrangendo os alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade das escolas básicas da Conquinha e Padre Francisco Soares (225); Robótica (em parceria com o Clube de Robótica do Agrupamento de Escolas S. Gonçalo), abrangendo os alunos dos 3.º e 4.º anos de escolaridade deste agrupamento (623); e Surf (em parceria com o Noah Surf House Portugal), abrangendo todos os alunos das escolas básicas de Santa Cruz e Boavista (160).

Última atualização: 11.05.2018 - 13:26 horas