Torres Vedras

Aldeia Neptuno recebeu 90 mil pessoas!

28.07.2015

Noventa mil pessoas marcaram presença em mais uma edição do Santa Cruz Ocean Spirit powered by Blue. Foram dez dias de desporto e concertos, que marcam aquele que é, inconfundivelmente, o maior festival internacional de desportos de ondas. Ao longo de mais de uma semana decorreram competições nacionais e internacionais de surf, longboard, bodyboard, skimboard, kayaksurf, waveski e stand up paddle (SUP). Mais de 400 atletas “invadiram” a Aldeia Neptuno e o resultado não podia ser melhor. E por isso mesmo já se prepara a 10.ª edição do evento, em 2016. Será de 15 a 24 de julho, mais uma vez na Praia Centro de Santa Cruz.

Para fechar esta 9.ª edição com "chave de ouro", recordamos-lhe agora os grandes vencedores de cada uma das provas. No surf, a segunda etapa do Campeonato Nacional Pro Júnior sagrou como campeões nacionais o jovem atleta da Ericeira Tomás Fernandes e a surfista luso-brasileira Carol Henrique. No bodyboard, Marta Leitão e Daniel Fonseca foram os grandes vencedores da segunda etapa do Circuito Nacional de Bodyboard. No que respeita ao stand up paddle (SUP) decorreu em Santa Cruz o Campeonato Nacional de Sup Wave, e o primeiro lugar coube a Rui Fialho.

Passamos agora aos eventos internacionais. No Internacional de Skimboard, o vencedor do Open Masculino foi Ricardo Dias. Na categoria Masters, o vencedor foi José Costa, em sub-14, a vitória coube a João Luz. Quanto aos sub-18, Francisco Vitoriano levou o 1.º prémio. Nas senhoras, no Spirit Skim Girls, a grande vencedora da terceira edição do Spirit Skim Girls foi a havaiana Keiao Bucasas.

No European Kayaksurf Championship, a prova europeia da modalidade, os grandes vencedores foram Edu Etxeberria (na categoria Open HP e Master HP); Odei Etxeberria (Junior HP); Garazi Iturralde (Women HP e Women IC); Gorka Martin (Open IC); Bruno Melo (Master IC); Julen Arrizabalaga (Senior HP); Edu Espinosa (Senior IC); e Oier Uruburu (Junior IC). O jovem Odei Etxeberria fez ainda a melhor onda da competição: 10 pontos em dez possíveis.

No World Waveski Surfing Cup, que reúne os melhores do mundo nesta modalidade, os grandes vencedores foram: Diogo Melo (na categoria Cadetes); Maxime Gaborit (Junior); Virgile Hubert (New Age); Gerald McGlinchey (Senior); Kieron Davies (Grand Master); Marty McCann (Master); Clement Guilbert (Open) e Jackie Dillon (Women). As melhores ondas couberam a Virgile Hubert e Maxime Gaborit (10 pontos).

Em Santa Cruz decorreu ainda a 3.ª e última etapa do Campeonato Nacional AEE Magicam 2015 Kayaksurf e Waveski . Na categoria kayaksurf HP, Alberto Miguel foi o grande vencedor. Em kayaksurf IC, a vitória foi para André Pinto. Passando para o waveski, o 1.º lugar foi novamente para Alberto Miguel. Na categoria fun – categoria de iniciação -, o vencedor foi Jorge Reis. De notar que foi ainda entregue o prémio Best Wave (melhor onda) a Bruno Melo, que fez uma pontuação de 6,83 pontos. Sendo esta a terceira e última etapa, os grandes vencedores do campeonato já são assim conhecidos. Em kayaksurf HP o campeão foi André Pinto, que venceu ainda na categoria kayaksurf IC. Quanto ao waveski, o ouro foi para Gil Melo.

Para finalizar, decorreu ainda, em Santa Cruz, a Taça de Portugal de Surfing Montepio. Esta é a única prova por clubes do calendário nacional, sendo por isso considerada a prova mais importante por muitos atletas, técnicos e dirigentes. É também a única que reúne três modalidades de ondas da Federação Portuguesa de Surf: o surf, o bodyboard e o longboard.

Este ano, a equipa vencedora foi a Associação Onda do Norte (AON), com 9.725 pontos. Em 2.º lugar na geral ficou o Clube Recreativo e Cultural da Quinta dos Lombos (CRCQL), com 9.097 pontos, e em 3.º, com 8.308 pontos, o Peniche Surfing Clube (PPSC).

Nas categorias individuais, os grandes vencedores foram: em surf sénior open, Jhon Junior (SCP); em surf sénior feminino, Carina Duarte (ESC); em surf júnior, o vencedor foi Diogo Mendes (CRCQL); e em surf júnior feminino, a vencedora foi Inês Bispo (ASCC). Partindo agora para os atletas mais jovens, em surf cadetes, a vitória foi para Tomás Ribeiro (CSC); e em surf juvenil, o vencedor foi Afonso Antunes (ASCC). No longboard o grande vencedor foi Sebastião Maia (AON). Quanto às várias categorias do bodyboard, eis os vencedores: Daniel Fonseca (PPSC) venceu nos seniores; na categoria bodyboard cadetes, o grande vencedor foi Miguel Ferreira (AquaCarca); em bodyboard juvenil, o primeiro lugar foi para Marco Vieira (AON); na final feminina sénior foi Catarina Sousa (AquaCarca) quem levou a melhor; e em femininos júniores, Teresa Coelho (AquaCarca) foi a vencedora. No bodyboard júnior, Guilherme Guerra (CRCQL) ficou em primeiro lugar. 

Feitas as contas, foi mais um ano em cheio, com direito a várias modalidades e ondas para todos em Santa Cruz. Para o ano, há mais!

Última atualização: 08.04.2020 - 22:24 horas
voltar ao topo ↑