"Agora Escolhe!" foi proporcionado pelo terceiro ano

02.05.2017

Teve lugar no Parque Regional de Exposições, nos dias 28 e 29 de abril, a 3.ª edição da Mostra de Oferta Formativa e Orientação Vocacional Agora Escolhe!, uma organização da Câmara Municipal com o apoio da empresa Servimicro e da turma do 3.º ano do curso profissional técnico de Turismo da Escola de Serviços e Comércio do Oeste.

Nesse âmbito, na sexta-feira, cerca de 800 alunos do 9.º ano de escolaridade, em conjunto com os seus professores (52), tiveram oportunidade de conhecer todas as escolhas disponíveis no concelho para prosseguimento de estudos no próximo ano letivo.

Na noite desse dia, integrado no evento, teve lugar no auditório do Edifício dos Paços do Concelho uma sessão da iniciativa Conversas com Pais, subordinada ao tema: "Não sei o que quero ser. É difícil escolher!" - O papel dos pais na orientação vocacional dos filhos". Esta ação foi dinamizada por Renato Paiva, diretor da Clínica da Educação e da Academia de alto rendimento escolar WOWSTUDY, que disponibilizou aos encarregados de educação presentes algumas sugestões com vista a uma atuação mais consistente e intencional no domínio da atividade dessa entidade.

Na tarde do dia seguinte o Agora Escolhe! esteve aberto ao público, tendo cerca de 200 pessoas visitado o evento.

Na ocasião realizou-se o colóquio «“Eu escolhi um curso profissional!” – Testemunhos | Centro Qualifica. Mais qualificação, melhor emprego» dedicado à aposta dos alunos no ensino profissional e também às opções de qualificação existentes a nível nacional na educação e formação dos adultos, em especial para a melhoria dos níveis de qualificação da população e da empregabilidade. Com a moderação da psicóloga Carla Duarte, este colóquio contou com a apresentação da coordenadora do Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, Ana Miguel, e com a presença de antigos alunos da Escola Henriques Nogueira (Rosália Marquês e Marco Alves), da Escola Agrícola Fernando Barros Leal (Luis Tiago Carvalho e Inês Merca), do CENFIM – Núcleo de Torres Vedras (Carolina Azevedo), da Escola de Serviços e Comércio do Oeste (Dora Agostinho e Cláudia Luiz) e da Escola Secundária Madeira Torres (Joana Marques).

Estiveram presentes nesta 3.ª edição do Agora Escolhe! 11 entidades, designadamente: o Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, o Agrupamento de Escolas Madeira Torres, o CENFIM - Núcleo de Torres Vedras, o Centro de Formação e Integração Profissional da APECI, o Centro de Informação Municipal à Juventude, o Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, a EFIacontece, a Escola de Serviços e Comércio do Oeste, a Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, a Escola Profissional Cristóvão Colombo, a Escola Profissional de Penafirme (SEMINFOR), o Externato de Penafirme e a Unidade para o Desenvolvimento Infantil e Juvenil.

Última atualização: 12.03.2019 - 15:22 horas