Agenda 21 Local está a ser implementada a bom ritmo

18.12.2012

Três anos após o início da implementação da Agenda 21 Local de Torres Vedras foi efetuado o respetivo ponto de situação, no dia 15 de dezembro, no auditório do Instituto Superior Politécnico do Oeste, em Torres Vedras.

Neste momento 51% das ações previstas no documento já estão implementadas (63% da responsabilidade do Município e 44% das freguesias).

No 2.º Fórum Anual da Agenda 21 Local de Torres Vedras foram ainda dadas a conhecer outras experiências de dinamização de agendas 21 locais, nomeadamente das câmaras municipais de Cascais e de Oeiras (por João Dinis, Cristina Garrett e José Luis Ribeiro), bem como o Glocal 2012 - a 4.ª Conferência de Agenda 21 e Sustentabilidade Local realizada em Portugal (por este primeiro orador).

Na ocasião foram ainda entregues prémios de mérito relativos a projetos da Agenda 21 Local de Torres Vedras: projeto Torres ao Centro (1.º prémio), novo Centro de Educação Ambiental (2.º prémio) e Rota Histórica das Linhas de Torres (3.º prémio).

Recorde-se que a Agenda 21 Local visa criar comunidades sustentáveis, com uma economia forte e viável, socialmente justas, inclusivas e em paz, eco eficientes e com boa governação. Constitui-se como um instrumento para aumentar a qualidade de vida das populações que congrega aspetos ambientais, sociais e económicos.

A implementação do atual plano de ação da Agenda 21 Local de Torres Vedras deverá estar concluída em 2015.

Mais informações sobre esta agenda 21 podem ser consultadas no respetivo portal (que está acessível em: www.torresvedras21.com).

Última atualização: 08.05.2020 - 13:50 horas