Actividades promovidas pela Biblioteca Municipal

11.03.2010

O património literário relacionado com a Guerra Peninsular tem sido abordado em actividades promovidas pela Biblioteca Municipal.

Uma dessas foi a conferência realizada no dia 10 de Março, no Edifício dos Paços do Concelho, integrada no ciclo História, Memória e Ficção, em que Maria de Deus Duarte (investigadora do Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies) apresentou uma comunicação intitulada Irlandeses em armas em espaço peninsular: a obra esquecida de Charles Lever.

Outra actividade promovida pela Biblioteca Municipal que abordou aquele património foi a sessão da comunidade de leitores deste serviço municipal realizada no dia 24 de Fevereiro. Nessa acção dinamizada por Manuela Catarino (historiadora da Associação para a Defesa e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras) conversou-se acerca do livro A fuga de Sharpe. A campanha do Buçaco. Portugal 1810, de Bernard Cornwell.

Ambas as actividades integraram-se no programa comemorativo do Bicentenário das Linhas de Torres Vedras promovido pelo Município.

A Biblioteca Municipal tem ainda dinamizado outras actividades inseridas neste programa: uma dessas foi a representação da peça Felizmente há luar!, da autoria de Luís de Sttau Monteiro – que é inspirada num episódio histórico que aconteceu no início do século XIX em Portugal -, pela Casa dos Afectos, no dia 1 de Março, no Teatro-Cine (a que assistiram 628 alunos do 12.º ano de escolaridade); e outra foi a apresentação do espectáculo de marionetas O Soldadinho de Chumbo, pela companhia Mestre Filipe e as suas Marionetas, entre os dias 2 e 5 de Março, no Auditório Municipal - um trabalho criado a partir de um conto de Hans Christian Andersen, escrito em 1834 (a que assistiram 638 crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico).

Publicado: 22.04.2013 - 18:25 horas