Acordeões voltaram a dar música ao início de outono em Torres Vedras

15.11.2014

Como já é tradição, a música de acordeão regressou a Torres Vedras para marcar o início do outono com o festival Acordeões do Mundo, que teve este ano a sua 11.ª edição.

Em cafés, pastelarias, restaurantes e hotéis do concelho uma “legião” de apreciadores da música daquele instrumento, em dias cinzentos e/ou de sol mais baixo com o cheiro a castanhas no ar, voltou a assistir às “merendas do acordeão”, em finais de tarde, nas quais, para além das melodias de acordeonistas tradicionais, foi proporcionada a prova e apresentação de vinhos, acompanhado pela degustação de queijos e de bolos tradicionais.

Mas os pontos altos do Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras foram, mais uma vez, os concertos no Teatro-Cine, onde se pôde apreciar desde a música da dupla de acordeonistas luso-brasileira João Frade & Munir Hossn que transmitiram “a riqueza das suas culturas” até ao experimentalismo do finlandês Kimmo Pohjonen, passando pela trikitixa do basco Kepa Junkera e as sonoridades do ensemble italiano liderado pelo campeão mundial de acordeão Pietro Adragna.

Outro momento alto desta 11.ª edição dos Acordeões do Mundo foi o concerto de Tributo a Eugénia Lima realizado no Pavilhão Multiusos. Falecida recentemente, Eugénia Lima, constitui-se como uma lenda da música de acordeão em Portugal, tendo deixado uma forte marca no concelho devido aos inúmeros bailes que animou durante várias décadas no mesmo. Daí essa justíssima homenagem que contou com a participação de vários acordeonistas nacionais.

Tendo como base a forte e antiga tradição do acordeão no concelho, este evento pretendeu, assim, mais uma vez, não só revisitar velhas melodias mas também levar à descoberta de novas sonoridades e universos musicais, “rasgando” dessa forma a ideia comum e redutora de que o acordeão é apenas um relicário do passado rural...

O 11.º Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo, que decorreu entre os dias 25 de outubro e 11 de novembro, foi organizado pela Câmara Municipal, patrocinado pelo Arena Shopping e teve como hotel oficial o Ô Hotels & Resorts e água oficial a Água do Vimeiro.

Mais informações sobre este festival podem ser consultadas no seu site.

As Festas da Cidade de Torres Vedras 2014, em que se integrou a 11.ª edição dos Acordeões do Mundo, foram, por seu lado, organizadas pelo Município, também patrocinadas pelo Arena Shopping, apoiadas pela Biotrab e tiveram igualmente como água oficial as Águas do Vimeiro.

Última atualização: 04.10.2022 - 13:01 horas