Abastecimento de água no concelho é dado a conhecer em exposição retrospetiva

24.03.2017

Uma retrospetiva do abastecimento de água no concelho nos últimos dois séculos é apresentada na exposição “Um Concelho e uma Água de Qualidade”, que está patente desde ontem, dia 23 de março, até 21 de abril, no edifício da Câmara Municipal.

Nesta mostra podem ser observados elementos curiosos relacionados com esta temática como instrumentos de deteção de fugas de água, tubagens, contadores de água e até a ata de constituição dos Serviços Municipalizados de Água e Eletricidade, de 1934.

Já em painéis é observável a evolução do abastecimento de água no concelho desde o início do século XIX até aos trabalhos que os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento foram realizando ao longo das últimas décadas.

Na inauguração desta exposição, o presidente do conselho de administração desta entidade e da Câmara Municipal, Carlos Bernardes, recordou o já longo percurso de Torres Vedras no que se refere ao abastecimento de água, que tem como um dos seus símbolos o Aqueduto dos Cucos, e a importância de se relembrar os trabalhos de saneamento básico que têm sido realizados no concelho, numa altura em que se começa a assinalar mais um aniversário da “Revolução dos Cravos”.

Também na ocasião foi entregue o prémio do concurso para a criação de uma “Imagem para promoção e sensibilização do consumo da água da torneira”, lançado pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, a Rogério Marques, aluno do 12.º ano de escolaridade do curso de artes da Escola Secundária Henriques Nogueira. Outros colegas da sua turma que também participaram nesse concurso receberam na ocasião lembranças de participação.

Esta exposição está relacionada com as comemorações do Dia Mundial da Água, efeméride que se assinala a 22 de março.

Também no âmbito da mesma teve lugar nesse dia, no Centro Pastoral de Torres Vedras, um Encontro sobre o “Compromisso Nacional para a Sustentabilidade dos Serviços de Água e boas práticas no controlo de perdas”.

Neste encontro técnico foram apresentadas e discutidas algumas das possíveis abordagens ao controlo de perdas com uma orientação predominantemente prática, tendo sido dado um enfoque especial às questões do combate aos consumos ilícitos, da monitorização de redes, do controlo de pressão e a experiências práticas de deteção de fugas em sistemas de média dimensão. Foi ainda efetuado um balanço do primeiro ano daquele compromisso e apresentadas as oportunidades de financiamento do Ciclo Urbano da Água no âmbito do POSEUR.

O presidente da Câmara Municipal e do conselho de administração dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento esteve na sessão de abertura deste encontro, tendo ainda Sérgio Simões, desta entidade, participado no painel sobre casos práticos.

Última atualização: 12.03.2019 - 16:40 horas