41.º aniversário da “Revolução dos Cravos” comemorado pelo Município

28.04.2015

A vila de A dos Cunhados e a cidade de Torres Vedras foram os locais escolhidos este ano pelo Município para realizar as suas comemorações da “Revolução dos Cravos”.

Estas tiveram início no dia 24 de abril à noite na sede da junta da freguesia da União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira com a estreia do documentário “Presos à Liberdade”, que se baseia em testemunhos de torrienses que foram presos pela PIDE, a qual foi abrilhantada pela interpretação de “Canções de abril” pelo Coro Sénior do Sobreiro Curvo.

A iniciativa prosseguiu no dia seguinte no mesmo local com a respetiva sessão solene comemorativa da Assembleia Municipal, na qual discursaram Alberto Avelino (presidente da Assembleia Municipal), Cristina Abreu (presidente da junta da freguesia da União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira), Paulo Jorge Gonçalves (membro da Assembleia Municipal pelo CDS/PP), Teresa Oliveira (membro da Assembleia Municipal pelo PCP), António Moreira (membro da Assembleia Municipal pelo movimento “Torres nas Linhas”), Marco Claudino (membro da Assembleia Municipal pelo PSD), José Augusto Carvalho (membro da Assembleia Municipal pelo PS) e Carlos Miguel (presidente da Câmara Municipal).

Terminados os discursos, seguiu-se a inauguração das novas instalações do Centro de Saúde de A dos Cunhados (com a respetiva bênção, o descerramento da sua placa inaugural e uma visita às mesmas) e um almoço-convívio aberto à população.

A comemoração municipal do 41.º aniversário do 25 de abril chegou ao fim na tarde desse dia, no Edifício dos Paços do Concelho, com uma nova exibição do referido documentário, a qual foi complementada por intervenções dos historiadores Venerando Aspra de Matos e Carlos Guardado da Silva e pela declamação de “Poemas de abril” por Leonor Madeira; e com a inauguração da exposição "Os Direitos da Criança - porque é importante lembrar", uma mostra “pedagógica, dirigida às crianças, para que aprendam quais os seus direitos fundamentais, tantas vezes esquecidos, e para que os adultos os lembrem”.

Última atualização: 20.04.2020 - 17:39 horas