400 profissionais da Educação dão boas-vindas ao novo ano lectivo

08.09.2010

EB1/JI de Santa Cruz foi o local escolhido para a sessão de abertura do ano lectivo 2010/2011

Foi na presença de cerca de 400 profissionais da área da Educação que decorreu ontem a sessão de abertura do ano lectivo 2010/2011, na EB1/ JI de Santa Cruz.

A vereadora da Educação da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, desejou aos presentes um bom ano de trabalho e enfatizou a recuperação da Escola de Santa Cruz, que constitui agora um moderno centro educativo com condições para servir 150 alunos. A vereadora agradeceu também aos parceiros da câmara municipal, no que respeita às actividades de enriquecimento curricular, área em que a autarquia investiu cerca de dois milhões de euros no ano lectivo passado, e deu a conhecer 3 novas actividades de enriquecimento que serão implementadas nas escolas: "Miúdos na horta", uma acção em que se estimula o contacto das crianças com a terra; "A hora da colher de pau", oficina em que se promoverá uma alimentação saudável e equilibrada entre os mais novos; e, finalmente, "Adivinha quem nos visitou hoje", para que as crianças conheçam os contornos da História. Para 2010/2011 o objectivo a cumprir é o de acrescentar qualidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, seja ao nível das 4000 refeições servidas diariamente nas escolas do concelho de Torres Vedras, seja no acompanhamento de crianças com necessidades especiais, seja na formação dos próprios encarregados de educação.

Na sua intervenção, o presidente da câmara municipal, Carlos M. S. Miguel, salientou a existência de um conjunto de serviços educativos/pedagógicos disponibilizados pela autarquia, que devem ser um recurso utilizado pelos professores durante todo o ano lectivo, e realizou um ponto da situação relativamente ao parque escolar do concelho de Torres Vedras.
Assim, já no arranque do ano lectivo entrará em funcionamento a EB1/JI de Santa Cruz, que será oficialmente inaugurada no próximo dia 5 de Outubro, no âmbito da Comemoração do Centenário da República, juntamente com 100 escolas a nível nacional; no final do mês de Setembro entrarão em funcionamento a Escola de Monte Redondo e o Jardim-de-Infância da Orjariça; e durante o mês de Outubro, os Centros Educativos da Escola Padre Francisco Soares e de Dois Portos.

O presente realçou ainda o facto de ter sido lançada a primeira pedra do Centro Escolar da Ventosa, obra que se prevê estar concluída em 2012; a Escola de Campelos, que tem projecto a ser executado para lançamento de concurso até ao final do ano; e as Escolas de S. Pedro da Cadeira, Ponte do Rol, Casalinhos de Alfaiata, Maxial e Turcifal, que se encontram em fase de projecto de arquitectura.

Foi desta forma que o edil garantiu que "a fábrica das escolas" está a funcionar e que o ensino público no concelho de Torres Vedras tem elevada qualidade pedagógica, também acompanhada por uma rede de equipamentos que auxiliam neste desígnio e por profissionais muito competentes.

Publicado: 22.04.2013 - 18:26 horas