3.ª edição da Semana INOV-E - Empreender em Torres Vedras

16.03.2016

Decorreu em Torres Vedras, de 7 a 12 de março, a terceira semana INOV-E – Empreender em Torres Vedras, dedicada ao empreendedorismo.

A semana teve início com uma aproximação aos nossos futuros empreendedores, alguns alunos do 12º ano de quatro escolas do concelho (Externato de Penafirme, Escola Profissional Agrícola Fernando Barros Leal, Escola Secundária Madeira Torres e Escola Secundária Henriques Nogueira). No total foram 166 os participantes na ação "Empreender - No percurso do Sucesso".

A "9 é dia  de INOV-E", e foi a 9 de março que se iniciaram quatro dias de sessões de interesse para empreendedores, investidores e para o tecido empresarial local.
No primeiro dia, dedicado às “Oportunidades de Financiamento” contamos com a presença de Jaime Andrez, da Comissão Diretiva COMPETE 2020, que apresentou os desafios competitivos para Portugal, retratando a evolução dos fundos europeus e os instrumentos disponíveis no domínio da competitividade e internacionalização às empresas. Torres Vedras é, a este nível, o primeiro município a norte de Lisboa contemplado no Portugal 2020, com uma taxa máxima de cofinanciamento dos fundos comunitários que poderá ir até aos 85%.
Por sua vez, André Macedo, primeiro secretário da OesteCIM, abordou os desafios e as oportunidades para o Oeste, com base na Estratégia Integrada de Desenvolvimento Territorial (EIDT) – “Estratégia 2020 Oeste Portugal”. Esta estratégia expressa as apostas da região até 2020, com base nos nove eixos estratégicos e os 3 eixos de especialização – Economia do mar, Agroalimentar e Turismo. Destacamos do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Região, a medida 8.3 e 8.8 Projetos Locais de Empreendedorismo / Apoio ao Emprego e ao Investimento, que em breve vão receber candidaturas a projetos de criação do próprio emprego ou de projetos de investimento para a expansão de pequenas e microempresas, com um limite de despesas elegíveis de 235.000 euros. Este apoio revestirá a forma de incentivo não reembolsável com uma taxa base de 40%, que poderá ser acrescida de majorações até ao limite de 60%.
Esta primeira sessão terminou com a intervenção de Pedro Domingos, do PPL Crowdfunding Portugal, uma plataforma de financiamento colaborativo onde doadores financiam iniciativas ou entidades com fins lucrativos ou não lucrativos, através de uma das seguintes formas: doações, filantropia e patrocínios; empréstimos de pessoas a pessoas; ou investimento em troca de participação no capital social.

No dia 10 de março, a Academia de PME do IAPMEI realizou uma ação de formação com a temática “Promoção do Negócio em Ambiente Digital”. Esta sessão decorreu na Cooperativa de Comunicação e Cultura, com uma participação muito restrita de apenas doze projetos/negócios, com o objetivo de abordar a importância da presença do negócio no meio digital como fator de competitividade da empresa.

Do programa fez ainda parte uma sessão sobre “Empreender com Determinação e Sucesso”, realizado na Transforma BAIRRO, no dia 11 março, e dinamizado pela palestrante Ana Sofia Leal.  “Qualquer empreendedor deverá estar munido de técnicas que permitam ultrapassar todos os bloqueios, crenças, momentos de ansiedade e stress”. “Um empreendedor de sucesso deve ser criativo e inovador procurando sempre novos caminhos para superar desafios”.

A semana terminou no sábado, dia 12 de março, com uma abordagem à Inovação. Vera Santos, da WINNING Scientific Management orientou um workshop sobre “Inovação Aberta, Experiência dos Clientes e Geração de Competitividade” que decorreu nas instalações do Fórum das Associações Culturais de Torres Vedras. Na sessão foi patente a importância da inovação na gestão dos negócios, o conhecimento dos clientes e através deles a geração de novos e melhorados produtos e serviços, bem como a importância de selecionar as melhores ideias/projetos que conduzem a um maior retorno para a organização.

O TORRES INOV-E, criado pela Câmara Municipal de Torres Vedras e pela Associação Estufa – Plataforma Cultural, é um programa destinado ao acolhimento de novos negócios assentes em ideias novas, diferenciadoras e capazes de reinventar negócios já existentes e à sua localização no centro histórico de Torres Vedras, gerando assim uma maior dinamização do mesmo.
Mais informações sobre este programa podem ser obtidas no respetivo site.

Última atualização: 09.03.2020 - 12:37 horas