15.ª "Festa d’ Outono" proporcionou animação e aprendizagem aos “seniores”

13.12.2010

Um vasto leque de actividades de carácter lúdico, cultural, formativo, desportivo e artístico foi proporcionado a seniores dos concelhos de Torres Vedras, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Cadaval no âmbito da 15.ª Festa d’ Outono que decorreu entre os dias 1 de Outubro e 27 de Novembro.

Das actividades desta Festa d’ Outono (na qual se contabilizaram cerca de 6 mil participações) que se realizaram no concelho realce-se algumas como: as acções de sensibilização/formação Idosos – Um desafio para toda a sociedade e Suporte Básico de Vida, nas instalações da Associação de Reformados do Concelho de Torres Vedras; as visitas a exposições patentes na Paços – Galeria Municipal relacionadas com a comemoração do Bicentenário das Linhas de Torres Vedras (Musée de l'Armée: Le Retour des Botées e do projecto Linhas Cruzadas), que incluíram ateliês de expressão plástica; o Baile de S. Martinho, no Pavilhão Multiusos; o 2.º encontro de coros seniores, na Casa da Cultura de Ponte do Rol; e a festa de encerramento do evento, no Pavilhão Expotorres, em que se proporcionou diversas actuações nas áreas da música e da dança, uma demonstração de ginástica sénior, animação circense itinerante, uma mostra de trabalhos executados por seniores (alguns no âmbito do certame), jogos tradicionais, uma quermesse, uma tasquinha e a venda de vários artigos (ornamentais e de doçaria).
De referir que a Festa d’ Outono apresentou pelo terceiro ano um modelo assente em actividades descentralizadas e dinamizadas durante um período de tempo alargado. A 15.ª Festa d’ Outono resultou de uma parceria estabelecida entre municípios (Torres Vedras, Lourinhã e Sobral de Monte Agraço) e instituições particulares de solidariedade social (dos concelhos de Torres Vedras, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Cadaval), tendo contado com a colaboração do centro hospitalar e do centro de saúde de Torres Vedras, da Polícia de Segurança Pública, da Guarda Nacional Republicana e da Escola de Serviços e Comércio do Oeste.
Publicado: 22.04.2013 - 18:27 horas